Fechar
GP1

Arraial - Piauí

Ministro Roberto Freire visita Parque Nacional Serra da Capivara

O objetivo dessa visita é dialogar acerca da importância da gestão compartilhada do local.

O ministro da Cultura, Roberto Freire, está no Piauí nesta quarta-feira (25), para realizar agenda oficial com o governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho, no município de São Raimundo Nonato. Na oportunidade, será assinada a minuta de acordo de cooperação para a gestão do Parque Nacional Serra da Capivara.

O objetivo dessa visita é dialogar com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); da Secretaria de Biodiversidade e Florestas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) sobre a importância da gestão compartilhada do Parque Nacional da Serra da Capiva. Na oportunidade, será assinada a minuta de acordo de cooperação para a gestão do Parque Nacional Serra da Capivara.

  • Foto: Alex Silva/ Estadão ConteúdoDeputado Roberto FreireRoberto Freire

Para Niéde Guidon, arqueóloga e presidente da Fundham, o acordo de cooperação para a gestão do Parque Nacional Serra da Capivara é a solução para evitar a crise financeira do local. “Agora vamos organizar tudo para que juntos com o ICMbio, Iphan e a Fundação, possamos garantir a conservação desse patrimônio, sobretudo da manutenção dessa estrutura do Parque, que é uma coisa única, considerada pela Unesco como uma das melhores", afirmou.

"Então, juntos vamos lutar e a Serra da Capivara vai realmente chegar onde ela quer chegar como atrativo turístico e vai trazer recursos para a região, para que não tenhamos mais essa situação de necessidades, da seca e falta de recursos, pois a única esperança para essa região é a Serra da Capivara”, complementou Niéde Guidon.

  • Foto: Facebook/Serra da CapivaraParque Nacional Serra da CapivaraParque Nacional Serra da Capivara

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, pontuou que esse evento é um marco na gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, que atualmente é administrado pela Fundham, através de um termo de parceria feito com o ICMBio, que é o órgão responsável pela gestão do local.

“Outros parceiros tem intervindo também na gestão, como próprio Iphan e o Governo do Estado do Piauí, que são parcerias necessárias para que o Parque Nacional da Serra da Capivara ganhe a importância que ele tem. Além disso, estamos trazendo também os municípios do entorno desse nosso patrimônio para essa discursão”, pontuou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Margarete Coelho Margarete Coelho

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.