Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Francisco de Jesus alerta sobre aumento da violência no carnaval

Francisco de Jesus explicou que, de modo geral, os números de casos de violência acabam aumentando nesse período de carnaval.

Em entrevista ao GP1 o promotor de Justiça, Francisco de Jesus, do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), alertou que nesse período de carnaval são registrados mais casos de violência contra a mulher. Para diminuir o número de ocorrências e conscientizar a população, o Ministério Público, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Pública para Mulheres de Teresina (SMPM), está com a campanha “Que as Marcas nesse Carnaval sejam de Alegria”.

Francisco de Jesus explicou que de modo geral os números de casos de violência acabam aumentando nesse período de carnaval. “Olha, para ser sincero sim. A violência como um todo aumenta em um período como esse e isso a gente não pode esconder. Em consequência, a violência contra a mulher também aumenta. A gente se preocupa muito com essa questão e busca sempre conscientizar. Eu, por exemplo, sou uma pessoa que não gosta de carnaval, mas vou estar ajudando na campanha distribuindo cartazes, pois é uma contribuição que a gente pode dar”, afirmou.

  • Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Promotor Francisco de JesusPromotor Francisco de Jesus

Algumas dessas ocorrências acabam sendo influenciadas pelo grande uso de bebidas alcoólicas que ocorre nesse período de carnaval. Francisco de Jesus afirma que a ingestão de bebidas alcoólicas e o uso de drogas são um grande fator de risco para o aumento da violência, mas que isso não pode ser usado como justificativa.

“Eu não digo que é causador, porque não justifica usar isso para agredir, mas um dos fatores de risco é exatamente o álcool e a droga. É um fator de risco. Não colocamos como causador porque depois a pessoa quer se defender dizendo que estava bêbado, mas eu conheço gente que bebe e não agride, assim como gente que não bebe e agride. Então álcool e droga não são fatores causadores da violência, mas eles colocam um risco maior para que isso ocorra. Eu não tenha dúvida de que esses são os dois maiores fatores de risco”, afirmou.

  • Foto: Divulgação/Ministério PúblicoCampanha do Ministério Público durante o carnavalCampanha do Ministério Público durante o carnaval

Com a campanha, o promotor espera que as pessoas se conscientizem cada vez mais sobre esse assunto. Ele acredita que como o carnaval atrai muitas pessoas, é um bom momento para tratar sobre o tema.

“Já estamos no terceiro ano consecutivo realizando [a campanha]. É uma parceria que o Ministério Público tem com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Nesse período carnavalesco buscamos conscientizar os foliões para que não haja violência contra a mulher. Buscamos com essas ações coibir, inibir e conscientizar sobre a violência, nesse período onde os ânimos se acirram mais. Como há um grande número de pessoas, entendemos que são nessas oportunidades que devemos levar a atenção da não violência contra a mulher. Foram feitas faixas que irão desfilar nos carros alegóricos. No corso serão distribuídos leques na campanha, onde mostramos duas faces. De uma jovem com marcas de violência, e a outra pedindo que nesse carnaval as únicas marcas sejam de alegria. É uma campanha simples, mas entendemos que é de grande alcance devido ao período carnavalesco”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.