Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Bolsistas da UESPI denunciam que estão há 3 meses sem pagamento

De acordo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE Livre da Uespi), são aproximadamente 1.200 bolsistas prejudicados com o atraso em toda a universidade.

Estudantes bolsistas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão há três meses com as bolsas atrasadas. De acordo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE Livre da Uespi), são aproximadamente 1.200 bolsistas prejudicados com o atraso em toda a universidade.

Segundo Jonatas Dias, diretor de finanças do DCE, a entidade vem negociando há cerca de um mês com a administração superior da instituição, na pessoa do reitor Nouga Cardoso. “Há três semanas eles vêm se reunindo com a gente e estabelecendo prazos, que não são cumpridos”, afirmou o estudante. A diretoria do DCE reitera que muitas coordenações de cursos funcionam plenamente em todos os turnos, porque contam com o trabalho de bolsistas.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

O GP1 entrou em contato com o pró-reitor de Planejamento e Finanças da Uespi, Paulo Henrique, que explicou que os atrasos nos pagamentos dos bolsistas ocorreram por conta de uma mudança nos sistemas de gerenciamento e pagamentos no mês de janeiro de 2017, feita pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

“Após a mudança, foi liberado para os órgãos do executivo, dentre eles a UESPI, ter acesso ao sistema apenas no dia 08 de fevereiro, ou seja, só estamos com 12 dias corridos de acesso a esse sistema. Ocorre que o sistema novo não importou os dados cadastrais de empresas, fornecedores, pessoas físicas, bolsistas, preceptores e etc. Então a UESPI tem hoje cerca de 1300 mil bolsistas, 350 funcionários que recebem auxílio e mais preceptores, enfim. Nós tivemos que cadastrar um a um todo esse pessoal com CPF, nome, endereço, domicílio bancário e etc. O atraso se deu por conta desse trabalho inicial de cadastramento das pessoas que receberão os auxílios no sistema.

Segundo o Pró-reitor, os pagamentos já estão sendo feitos gradativamente e até início do mês de março o problema será totalmente resolvido. “Hoje nós já fizemos o pagamento de mais de R$ 40 mil de auxílio moradia e outros auxílios para estudantes. Amanhã [quarta-feira, 21] após dados que estão sendo finalizados, outra quantidade irá receber e, assim, sucessivamente. Nossa expectativa é que até sexta-feira [24] agora a gente pague todos os bolsistas relativo ao ano passado e na volta do Carnaval, em março, a gente zera e atualiza o débito com os bolsistas”, concluiu Paulo Henrique.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.