Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Diretoria da Unimed Teresina é destituída após Assembleia Geral

A diretoria executiva já havia sido afastada após a realização de uma Assembleia no dia 20 de janeiro

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pelo Conselho Fiscal da Unimed Teresina-Cooperativa de Trabalho Médico na noite na noite de segunda-feira (20) decidiu pela destituição da diretoria executiva, que é presidida pelo médico Leonardo Eulálio de Araújo Lima e pelo vice-presidente Luiz Edson dos Santos Costa. A diretoria executiva é acusada por diversas irregularidades, como superfaturamento e malversação dos recursos da cooperativa.

A diretoria executiva já havia sido afastada após a realização de uma Assembleia no dia 20 de janeiro. O encontro realizado no Blue Tree Hotel Rio Poty foi para decidir sobre a destituição definitiva da diretoria executiva. Por votação, 122 médicos foram a favor da destituição, sendo que dois médicos foram contra e três preferiram não se manifestar.

Logo depois foi feita uma eleição para escolha da nova diretoria executiva provisória que por um período de 30 dias será responsável por conduzir o processo eleitoral para a escolha de uma diretoria definitiva que terá mandato até março de 2018. Foram eleitos para a diretoria provisória o médico Benício Sampaio, como presidente, José Augusto como vice-presidente e Aurimar Bezerra como superintendente.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UnimedUnimed

Pedido de liminar negado

No mesmo dia da Assembleia, o juiz de direito da 6ª Vara Cível de Teresina, Édison Rogério Leitão Rodrigues, negou pedido de concessão de liminar impetrada por Leonardo Eulálio e Luiz Edson, que queriam tornar sem efeito as deliberações tomadas na AGE realizada no dia 20 de janeiro, na qual eles foram afastados provisoriamente dos seus respectivos cargos.

Entenda o caso

Médicos cooperados ao Grupo Unimed em Teresina, que compõe o plano de Saúde Unimed e os Hospitais Unimed Ilhotas e Unimed Primavera, acusam a diretoria executiva do grupo de diversas irregularidades, como malversação dos recursos da cooperativa

Dentre as irregularidades apontadas estão: superfaturamento de reforma, aquisição de terrenos com preço acima do valor de mercado, credenciamento de clínica sem médico cooperado integrado ao seu quadro, descapitalização da receita líquida aplicada em banco e o lançamento de um relatório de gestão com dados mascarados.

No dia 20 de janeiro deste ano, o Conselho Fiscal da Unimed realizou uma Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de mostrar algumas situações em que a diretoria executiva gerenciou mal a compra do hospital Unimed Primavera, em relação aos seus terrenos, e em relação a contratação de empresa pra fazer a reforma e ampliação.

Durante a assembleia, os cooperados votaram pelo afastamento da atual diretoria constituída pelo presidente Dr. Leonardo Eulálio, vice Dr. Luis Edson e o Superintendente Dr. Hiram. A votação foi de 97 votos a favor e 4 contra. No mesmo dia também foi votado pela constituição de um processo interno, dentro da Unimed.

A diretoria executiva entrou com liminar pedindo para suspender a assembleia do dia 20 de janeiro. Às 20h52, um oficial de justiça chegou com uma decisão judicial provisória emitida pelo desembargador Hilo de Almeida, que estava no plantão noturno do judiciário, mas a assembleia já tinha acontecido.

A assessoria jurídica do Conselho Fiscal ingressou com um pedido de Reconsideração. O desembargador Alencar revogou a liminar que suspendia a assembleia, tornando válida a AGE e tudo o quanto foi deliberado nela.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.