Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Batalha do Jenipapo será encenada nesta segunda em Campo Maior

O evento está em sua 21º edição e acontecerá a partir das 16h00, no monumento Heróis do Jenipapo na cidade de Campo Maior, localizada no norte do Piauí.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Monumento Heróis Batalha do JenipapoMonumento Heróis Batalha do Jenipapo

Mais de 100 atores irão participar da 21º encenação da Batalha do Jenipapo que irá acontecer a partir das 16h00, no monumento Heróis do Jenipapo na cidade de Campo Maior, localizada no norte do Piauí nesta segunda-feira (13). Grandes nomes do teatro piauiense farão parte do elenco. A data é uma das mais importantes da história do estado. E contará com a presença do governador Wellington Dias e outros políticos como espectadores.

O diretor teatral Arimatan Martins, irá comandar pela 18º vez o tradicional espetáculo, que é o texto do teatrólogo Ací Campelo, e conta com cenografia de Wilson Aquino. Alunos da Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes e da oficina Procópio Ferreira também irão participar da apresentação.

“A Batalha do Jenipapo é uma forma de expressão de grande alcance popular, porque é uma dívida histórica com a sociedade piauiense, com as novas gerações que têm na historiografia oficial e extraoficial um registro que eleve à real potência dos acontecimentos aqui realizados”, explica o diretor Arimatan Martins.

A Batalha do Jenipapo

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.