Fechar
GP1

União - Piauí

Sinpolpi denuncia falta de estrutura na delegacia de União

“Os presos só fazem alguma refeição se algum familiar levar, quando isso não acontece, o policial tira do próprio bolso para comprar a refeição do detento”, disse Constantino Júnior.

O Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), visitou a delegacia da cidade de União, na manhã desta quarta-feira (12), para averiguar a situação do prédio e as condições de trabalho a que os policiais civis são submetidos.

De acordo com o presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, os presos da delegacia de União só se alimentam porque os familiares levam. “Os presos só fazem alguma refeição se algum familiar levar, quando isso não acontece, o policial tira do próprio bolso para comprar a refeição do detento”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Constantino JúniorConstantino Júnior presidente do Sinpolpi 

Segundo Constantino, no local existe uma demanda muito grande para um efetivo muito pequeno, com apenas um policial civil de plantão realizando a custódia de quatro presos da delegacia do município. “O policial não pode fazer o papel de agente penitenciário, isso se caracteriza como desvio de função, além de agentes policiais manterem o trabalho na função de escrivão”, comentou.

Atualmente, o pátio da delegacia encontra-se com um grande número de veículos apreendidos “Os policiais civis ficam responsáveis pela custódia de veículos que nem ao menos deveriam estar apreendidos na delegacia. Nós estamos denunciando a falta de condições de trabalho, onde podemos ver um ambiente totalmente insalubre que estão sob responsabilidade dos policiais plantonistas”, concluiu Constantino.

Há três meses, a diretoria jurídica do sindicato denunciou junto ao Ministério Público Estadual as péssimas condições estruturais da delegacia, mas até esta data ainda não obteve resposta para a resolução dos problemas citados. A diretoria afirma que continuará com a denúncia até obter um posicionamento por parte do governo do Estado.

O Sinpolpi informou que realizará um ato público no dia 20 de abril para decidir junto a categoria se adere ou não a greve nacional. O ato acontece às 9h da manhã em frente à delegacia geral na praça Saraiva, centro de Teresina.

Veja aqui o vídeo das condições da delegacia

Outro lado

Procurado pela equipe do GP1, o Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, informou que desconhece a denúncia do Sinpolpi. Ele disse que a Justiça está recolhendo os veículos estacionados nas delegacias da capital e que em breve vai começar a retirada dos veículos das cidades da Grande Teresina, inclusive de União.

O secretário falou que não existe nenhum problema estrutural nas delegacias do estado e que em até dois meses, todas as delegacias ganharão uma reforma a fim de melhorar ainda mais a condição de trabalhos dos agentes da Polícia Civil.

Fábio Abreu ressaltou ainda desconhecer que os presos provisórios das delegacias não tenham alimentação diária, ele disse que nas delegacias do Piauí nunca aconteceu tal situação.        

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.