Fechar
GP1

Corrente - Piauí

Promotora investiga denúncia de poluição ambiental em Corrente

A portaria nº 009/2017 foi assinada pela promotora de Justiça, Gilvânia Alves Viana, na última terça-feira (02).

O Ministério Público do Estado do Piauí instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para investigar denúncia do vereador de Corrente, Gilmário Lustosa, de uso indevido de agrotóxicos. A portaria nº 009/2017 foi assinada pela promotora de Justiça, Gilvânia Alves Viana, na última terça-feira (02).

O vereador denunciou o uso indevido de agrotóxicos por parte de grandes empresas produtoras rurais do cerrado, em plantações localizadas próximas às escarpas da serra na Localidade Morro Redondo, colocando em risco as nascentes dos rios Paraim e Corrente, além de contaminar os brejos oferecendo riscos à população que mora no local.

Segundo a portaria a Organização Mundial de Saúde - OMS afirma que apenas 1/6 dos acidentes com agrotóxicos são oficialmente registrados e que 70% dos casos de intoxicação ocorrem em países do 3º mundo, sendo que os inseticidas organofosforados são os responsáveis por 70% das intoxicações agudas.

Afirma ainda que o agricultor brasileiro desconhece o perigo que os agrotóxicos representam para a saúde humana e o meio ambiente e que o uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças.

A promotora determinou envio de notificação ao representante da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí - ADAPI no município de Corrente, com o propósito de colher informações acerca da denúncia formulada de poluição ambiental no município, envio de notificação ao vereador Gilmário Lustosa para comparecer, na próxima quarta-feira (10), às 09h00, à Promotoria de Justiça com o escopo de esclarecer a denúncia formulada e envio de ofício à Secretária Municipal de Saúde de Corrente para que informe, no prazo de 15 dias úteis, acerca da existência de registro de agravos à saúde causados pela exposição a agrotóxicos nos prontuários/fichas de acompanhamento de saúde junto aos Agentes Comunitários de Saúde e equipe da Estratégia de Saúde da Família da Localidade Morro Redondo, zona rural do município.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.