Fechar
GP1

Picos - Piauí

Professores celebram 20 anos do 1º concurso público de Picos

A sessão solene em comemoração à data foi realizada na noite de ontem, 28, no plenário da Câmara Municipal de Picos.

José Maria Barros/GP1 1 / 5 Mesa de honra Mesa de honra
José Maria Barros/GP1 2 / 5 Mesa de autoridades Mesa de autoridades
José Maria Barros/GP1 3 / 5 José Néri de Sousa, prefeito de Picos na época do concurso José Néri de Sousa, prefeito de Picos na época do concurso
José Maria Barros/GP1 4 / 5 Francisco Ferreira secretário de Educação na época do concurso Francisco Ferreira secretário de Educação na época do concurso
José Maria Barros/GP1 5 / 5 Francisco Ferreira fala sobre a importância do concurso Francisco Ferreira fala sobre a importância do concurso

Os professores aprovados no primeiro concurso público realizado pela Prefeitura de Picos realizaram na noite de ontem, 28, uma solenidade para comemorar a data. O evento ocorreu às 18 horas no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu os gestores da época do certame e os atuais, além dos educadores e convidados.

Em 1997, cerca de 135 professores foram aprovados em concurso público para a rede municipal de ensino de Picos e empossados no mesmo ano. Na época o prefeito era José Néri de Sousa, enquanto a secretaria municipal de Educação era comandada pelo professor Francisco das Chagas Ferreira, tendo como chefe de gabinete a hoje deputada Belê Medeiros (PP).

Para comemorar os 20 anos da realização do concurso, os professores planejaram uma série de eventos, dentre os quais visitas às escolas, encontros com ex-alunos e pais de ex-alunos e sessão solene na Câmara Municipal de Picos na noite de ontem. Na sexta-feira, 30, haverá confraternização a partir das 20 horas na AABB.

Solenidade

Além da maioria dos professores aprovados no concurso público de 1997, a solenidade de ontem à noite contou com a presença de várias autoridades. Dentre os presentes, o atual prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT); deputada Belê Medeiros (PP), ex-prefeito José Néri de Sousa, ex-secretários municipais de educação, Francisco Ferreira e Rita Néri, a atual secretária de Educação, Rosilene Monteiro e os vereadores Evandro Paturi (PT), José Luís de Carvalho (PTB) e Creusa Nunes (PMDB).

A sessão solene foi presidida pela professora Idarlips Sousa, que falou da importância do primeiro concurso público para a Educação em Picos. Também usou a palavra a professora Joana D’arc, que relembrou as barreiras enfrentados pelos profissionais na época, ao tempo em que celebrou os momentos inesquecíveis e os avanços da educação no município.

O secretário municipal da Educação na época do concurso, professor Francisco Ferreira, fez uma retrospectiva de todo o trabalho desenvolvido em prol da qualidade do ensino no município de Picos. Rita Néri, que substituiu Francisco Ferreira, destacou a satisfação de ter participado de todo esse processo que culminou em muitos avanços do setor educacional. Também falou a atual secretária de Educação, Rosilene Monteiro, que falou sobre o trabalho que vem sendo feito pela atual gestão.

O ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB), que comandava o município na época do concurso, classificou como um feito inesquecível a realização do certame e destacou os investimentos que foram feitos pelo município em prol da educação.

Por fim, falou o atual prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), que entre janeiro de 2013 e junho de 2015, quando ainda era vice-prefeito, comandou a secretaria municipal de Educação. Ele também destacou a importância do concurso de 1997 na melhoria da qualidade do ensino.

A professora Ana Karina Sampaio, uma das aprovadas no concurso e que depois exerceu o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, disse que o sentimento de reviver tudo aquilo era de muita alegria e emoção. Segundo ela, pode-se perceber que daquilo que foi plantado duas décadas atrás, muitos frutos estão sendo colhidos hoje.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.