Fechar
GP1

Piauí

Aplicativo vai facilitar divulgação de agenda cultural no Piauí

A novidade está sendo desenvolvida pela equipe da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI).

Em breve o piauiense poderá conferir toda a agenda cultural realizada pelo Governo do Piauí e ainda conhecer os principais pontos culturais do estado com um aplicativo de celular. A novidade está sendo desenvolvida pela equipe da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) e vai oferecer diversos outros serviços eletrônicos ligados a pastas como a Saúde, Segurança Pública, Educação e Trânsito, inicialmente.

“Estamos trabalhando um projeto denominado Piauí Na Palma da Mão, uma loja de serviços eletrônicos que serão ofertados aos cidadãos por meio de celulares ou dispositivos móveis e estarão disponíveis em um único local ao alcance de um dedo, ou seja, a pessoa poderá usar com apenas o clique ali no seu aparelho celular”, comentou o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros.

O gestor recebeu na quinta-feira (24), o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, e, juntos, entraram em acordo para desenvolver os serviços de agenda cultural online, portfólio com os espaços culturais ligados à Secult e ainda o pagamento eletrônico para shows em locais como o Theatro 4 de Setembro.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fábio NovoFábio Novo

“Acho que é uma ferramenta extremamente importante, visto que a cultura tem hoje um calendário muito forte de eventos que são realizados no estado, além de todo um patrimônio cultural que foi recuperado no governo Wellington Dias como teatros e museus. Então, colocar isso à disposição para que as pessoas tomem conhecimento e se apropriem do fazer cultural é muito importante”, ressaltou o secretário Fábio Novo.

O diretor da ATI explicou como vai funcionar o pagamento eletrônico para shows realizados em casas de espetáculos do governo, um dos serviços que a Secult disponibilizará por meio do Piauí na Palma da Mão. “O cidadão vai comprar sua cadeira numerada e pagar de forma eletrônica também utilizando o aparelho celular, então, esse projeto é um avanço significativo, é um projeto de inovação tecnológica, é um investimento do Governo do Piauí em tecnologia para que o piauiense tenha serviços ágeis e simples de usar ao alcance da mão”, comentou Medeiros.

Fábio Novo prevê a positividade dessa parceria entre a ATI e a Secult. “Impacta de modo muito positivo porque você oportuniza para que tudo que nós temos à disposição chegue mais fácil ao conhecimento das pessoas. Nosso objetivo, enquanto Secretaria da Cultura, é justamente fazer com que as pessoas tenham conhecimento e acesso, uma ferramenta como essa ajuda, inclusive, a população a ter conhecimento da nossa agenda cultural e se fazer presente nos eventos, pois a grande maioria são gratuitos, visando justamente atender o público”, pontua o gestor.

O aplicativo Piauí Na Palma Da Mão, em fase de desenvolvimento, também abrigará serviços de outras secretarias do governo e poderá ser baixado gratuitamente. “Isso é mais um passo importante porque, ao invés do cidadão fazer o download de vários aplicativos para diversas finalidades, ele vai baixar apenas um com vários serviços dos principais órgãos estaduais e em um único local. É um aplicativo que será gratuito eserá ofertado inicialmente para a plataforma android, mas em seguida para outras também”, concluiu Avelyno Medeiros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.