Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Clientes são pegos de surpresa com bancos fechados em Teresina

O feriado do dia do bancário foi instituído pela Lei estadual nº 6.702/2015 e é comemorado pela categoria no dia 28 de agosto.

O feriado dos bancários do Piauí foi comemorado pela categoria nesta segunda-feira, dia 28 de agosto. Entretanto, a data, ainda é desconhecida por alguns clientes, que ficaram surpresos ao encontrar as agências bancárias fechadas.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Comunicado Banco Itaú Comunicado Banco Itaú

É o caso do autônomo Antônio Rodrigues, que foi até uma agência do Bradesco na Avenida João XXIII, na zona leste de Teresina, para pagar contas. "Eu já tinha ouvido falar no feriado dos bancários, mas não sabia que dia era, não sabia que era hoje, agora vou ter que voltar amanhã para resolver o que eu ia fazer hoje", informou ao GP1.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Antonio Rodrigues  Antonio Rodrigues

O feriado, que foi instituído pela Lei estadual nº 6.702/2015, quase não aconteceu, isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu uma liminar à Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), que moveu ação na Justiça alegando que a criação do feriado é inconstitucional e que somente a União pode determinar o funcionamento de instituições financeiras.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Só funcionando os caixas Somente os caixas automáticos estavam funcionando

A decisão foi do ministro Celso de Mello, do STF, na sexta-feira (25). Por conta da proximidade da data e do final de semana, o sindicato dos bancários decidiu que o feriado seria mantido. "Mesmo sendo o STF, uma liminar tem uma tramitação de funcionamento normal. Não chegou nada até o momento, não recebemos nenhum comunicado oficial", afirmou o presidente do sindicato, Arimatéia Passos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.