Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ministro Gilberto Kassab lança Internet Para Todos no Piauí

O evento é realizado na sede da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) na tarde desta quinta-feira (11).

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 19 Evento na APPM Evento na APPM
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 19 Kassab e Wellington Dias Kassab e Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 19 Wellington Dias Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 19 Ministro Gilberto Kassab Ministro Gilberto Kassab
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 19 Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 19 Gilberto Kassab Gilberto Kassab
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 19 Evento concorrido na sede da APPM Evento concorrido na sede da APPM
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 19 Público na APPM Público na APPM
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 19 Assinatura do convênio Assinatura do convênio
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 19 Wellington Dias assina convênio Wellington Dias assina convênio
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 19 Gilberto Kassab Gilberto Kassab
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 19 Ministro Kassab Ministro Kassab
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 19 Auditório da APPM Auditório da APPM
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 19 Solenidade na APPM Solenidade na APPM
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 19 Programa Internet Para Todos Programa Internet Para Todos
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 19 Ciro Nogueira Ciro Nogueira
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 19 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 18 / 19 Appm Appm
Marcelo Cardoso/GP1 19 / 19 Discurso Governador Discurso Governador

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab – presidente nacional do PSD – está em Teresina para lançar o Programa de inclusão, Digital, Internet para Todos que será levado para 128 municípios. O evento é realizado na sede da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) na tarde desta quinta-feira (11).

O ministro ressaltou a importância do programa para a universalização da internet nos município mais distantes. "No futuro o programa Intentet Para Todos vai atender todos os municípios do Piauí, no presente, com o entendimento do governador, com os parlamentares e senadores, vão ser atendidos 128 municípios piauienses, complementando o programa do governo do estado, o Piauí Conectado, que está atendendo 96 outros municípios, esses 96 municípios são da área urbana, e o novo projeto abrange também a área rural. Nós vamos ter uma amplitude bastante grande, é algo que vai transformar a conectividade no estado do Piauí, trazendo mais desenvolvimento, melhores serviços e maiores oportunidades. Eu sempre digo que, na história do País, é um dos maiores programas de inclusão social que existe hoje. Não haverá investimento dos municípios, os municípios deverão aprovar na câmara municipal um projeto que preveja a isenção de ISS para essa operação, também caberá ao município, encontrar uma área de responsabilidade da prefeitura para que a antena seja localizada, e a prefeitura ficará responsável pela segurança da área, e também pagar a energia para que a antena seja operada, mas são pequenas responsabilidades diante da imensa contribuição que o programa vai trazer", frisou

O governador Wellington Dias (PT) também marcou presença no evento, que contou com diversas autoridades políticas do Estado. “É uma evolução, sem nenhuma dúvida, é impossível hoje viver sem ter comunicação de qualidade como a banda larga de elevada potência. Esse projeto aqui, que nos traz o ministro Kassab, com esse apoio no senado federal, na câmara, destaco aqui o trabalho do deputado Júlio César, sempre acompanhando de perto esse projeto e ele nos permite garantir que tanto o setor público como o setor privado, a gente possa avançar em diversas áreas, trabalhar com telemedicina, telesaúde, trabalhar as condições de segurança, com monitoramento, é muito bom para a população, eu acho que é um ganho extraordinário a gente poder ir na perspectiva de universalizar banda larga em alta velocidade para todo estado do Piauí”, destacou Wellington Dias.

A vice-governadora Margarete Coelho relatou a importância da instalação do programa para o estado do Piauí. "Essa obra que hoje Vossa Excelência anuncia aqui no estado Piauí, é uma das que tem maior grandeza, levar comunicação, o bem mais precioso da sociedade atual, que não se firma mais em valores materiais, mas sim em valores imateriais, é este o cetro que nós vivemos , levar a comunicação a cada sertanejo desse Piauí, a oportunidade de se comunicar com o mundo inteiro, de se comunicar com qualidade isso vai firmar o homem no campo, desenvolver nosso estado a partir de cada município de cada povoado, de cada gruta, de cada vereda, isso é muito importante para todos nós, a partir daqui nós vamos poder realizar o sonho do nosso governador de termos universidade em todos os municípios, e depois quem sabe em todos os povoados do nosso estado, termos educação de qualidade através da mediação tecnológica, nós termos também cirurgia de altíssimo risco, como já temos através de mediação tecnológica, ensinar o nosso povo a aprender através da internet, esse é o nosso sonho de Piauí desenvolvido, vamos trabalhar juntos”.

Para o prefeito de São João do Piauí e Presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) Gil Carlos, o programa Internet Para Todos é de grande importância para os piauienses, não só para o entretenimento mas como para a prestação de serviços públicos de saúde, educação e segurança.

“É um momento importante aqui na APPM, em que recebemos o ministro Gilberto Kassab que vai trazer essa boa nova, o lançamento de um programa nacional, chamado Internet Para Todos, cujo o objetivo é massificar a internet de alta performance, ou seja, banda larga para todo o país, e vamos começar pelo Piauí. O acesso a internet hoje não é apenas entretenimento e diversão, hoje a internet, o acesso rápido é muito importante para a prestação de serviços públicos, saúde, educação, como também para a captação de recursos pois nós alimentamos nos municípios sistemas que incorpora dados que exige esse tipo de acesso à internet, as vezes os municípios podem perder recursos por falta de acesso à internet, vamos lembrar que por exemplo, cidades distantes como Júlio Borges lá no extremo sul do Piauí que as vezes não consegue alimentar um sistema de saúde por exemplo, dados do paciente, cobertura vacinal, por falta de internet, então vamos receber o ministro aqui hoje com esse otimismo, que é um passo importante para a modernização das gestões públicas dos nossos municípios. O acesso à internet pública, nos órgãos públicos será gratuita, para as comunidades rurais, o acesso é com baixo custo, um custo menor do que aquele oferecido pelas operadoras do sistema privado”, explanou o prefeito.

O deputado federal Júlio César destacou que o Piauí é o primeiro estado do nordeste a receber o beneficio do programa Internet Para Todos. "Foi um esforço conjunto para que o Piauí fosse o primeiro estado do nordeste a universalizar a Internet Para Todos, e esse programa tem uma prioridade, todos os postos de saúde, escolas, serão os primeiros a serem instalados internet, então com esse programa do ministro juntamente com o governador Wellington Dias essa parceria que eles estão fazendo, em breve nós seremos o primeiro estado do nordeste com internet banda larga para todos os habitantes do Piauí. Esse momento nos deixa orgulhoso, é histórico, um momento de inclusão, acaba com aquelas discriminações que tinham com o nordeste, principalmente com o Piauí, mas felizmente o senhor (ministro) atendeu ao nosso pedido, um apelo do governador e vem aqui agora anunciar a universalização da Internet Para Todos”, destacou.

O senador Ciro Nogueira falou sobre o orgulho do Piauí ser o pioneiro no programa. “Fico muito orgulhoso do nosso estado se tornar o primeiro estado [a receber o Programa Internet Para Todos] graças a esse trabalho do governador Wellington Dias em sintonia com o Governo Federal e nós podermos levar a todo o Piauí a banda larga, a internet”, afirmou.

Migraçao de AM para FM

Na oportunidade o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab falou que o governo federal vai reabrir o prazo para que os proprietários de rádios que ainda operam na faixa AM solicitem a migração para a FM. "Está na mesa do Presidente da República, uma minuta de decreto, esse decreto vai permitir que todos aqueles que não realizaram a migração, tenham 180 dias pra realização sua habilitação e realizarem a migração", informou Kassab.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.