Fechar
GP1

Picos - Piauí

Servidores fazem protesto em frente à Secretaria de Saúde em Picos

Servidores municipais decidiram continuar em greve até que o prefeito atualize o pagamento dos salários.

GP1 1 / 7 Comissão de servidores se reúne com representantes da Saúde Comissão de servidores se reúne com representantes da Saúde
GP1 2 / 7 Edna Moura, presidente do Sindserm Edna Moura, presidente do Sindserm
GP1 3 / 7 Sede da Secretaria Municipal de Saúde Sede da Secretaria Municipal de Saúde
GP1 4 / 7 Servidores decidem manter a paralisação Servidores decidem manter a paralisação
GP1 5 / 7 Servidores discutem estratégias par fortalecer o movimento Servidores discutem estratégias par fortalecer o movimento
GP1 6 / 7 Servidores acampados em frente a sede da Secretaria de Saúde Servidores acampados em frente a sede da Secretaria de Saúde
GP1 7 / 7 Servidores acampados em frente a sede da Secretaria de Saúde Servidores acampados em frente a sede da Secretaria de Saúde

Em greve desde a última sexta-feira, 12, servidores públicos realizaram na manhã desta terça-feira, 16, uma manifestação de protesto em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Picos. Os trabalhadores decidiram manter a paralisação até que o prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), atualize o pagamento dos salários da categoria.

Diferente das demais manifestações de protesto, os servidores da Saúde decidiram hoje apenas acampar em frente à sede da Secretaria, sem usar faixas, cartazes ou discursos. Na oportunidade, eles discutiram estratégias para pressionar a gestão a atender as reivindicações da categoria, principalmente o pagamento dos salários.

“Reunimo-nos hoje com as diferentes categorias, inclusive, os enfermeiros que aderiram ao movimento. E a intenção é continuar até que a administração pública resolva o problema e pague os atrasos salariais” – ressaltou Edna Moura, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm).

A manifestação contou com a participação de representantes das diferentes categorias, dentre as quais os técnicos, agentes de endemias, enfermeiros, fisioterapeutas, pessoal do Nasf e outros. E, segundo Edna Moura, todos com o mesmo propósito, de só retornar ao trabalho após a gestão atender as reivindicações.

Decisão judicial

Na última sexta-feira, 12, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, através de decisão monocrática do desembargador Oton Mário José Lustosa Torres, determinou o retorno ao trabalho de 60% dos servidores da Saúde de Picos que prestam serviços regulares e estão em greve. E de 100% do pessoal dedicado ao atendimento de urgência e emergência hospitalar.

A decisão não foi cumprida e o sindicato alega que ainda não foi notificado, tomou conhecimento apenas através da imprensa. Segundo a presidente Edna Moura, assim que isso ocorrer à entidade vai adotar as medidas cabíveis e recorrer dentro dos prazos previstos.

Outro lado

O diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, Bruno Alves Luz, reuniu-se ainda pela manhã de hoje com uma comissão de servidores para tratar sobre as demandas da categoria. Segundo ele, a gestão está fazendo o possível para colocar os salários em dias, mas esbarra na falta de recursos suficientes para tal, além dos constantes atrasos nos repasses federais.

Segundo ele, a folha de pagamento da Secretaria Municipal de Saúde em Picos gira em torno de 2 milhões e 400 mil reais mensais. Esses recursos são oriundos de repasses federais e de complementação por parte da Administração e, no momento apenas o mês de dezembro de 2017 não foi pago aos efetivos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.