Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Transporte Eficiente facilita a vida de deficientes em Campo Maior

O serviço é ofertado através do Transporte Eficiente; nos últimos dois anos foram realizados mais de 8 mil atendimentos.

Ter a liberdade de ir e vir, é algo simples para muitas pessoas, já para quem possui algum tipo de deficiência física não é tão fácil assim, mas em Campo Maior, o direito de ir e vir é uma realidade na vida de pessoas que têm deficiência e são atendidas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social – SEMAS. O serviço é ofertado através do Transporte Eficiente; nos últimos dois anos foram realizados mais de 8 mil atendimentos.

Atualmente, em Campo Maior, três Vans Eficientes circulam diariamente pela cidade transportando pessoas com deficiência. No mês de março de 2018, o prefeito Professor Ribinha conseguiu entregar um veículo Exclusivo para a Associação de Deficientes Visuais Campomaiorenses – ADVIC, adquirido em parceria com a SEID e com o apoio do ex-deputado estadual Aluísio Martins.

  • Foto: Divulgação/AscomTransporte eficiente em Campo MaiorTransporte eficiente em Campo Maior

Em agosto, o prefeito entregou um veículo modelo Van Renault Master para a Associação dos Deficientes Físicos e Auditivos de Campo Maior (ADEFAC). A Van foi adquirida por meio de uma emenda do ex-deputado, Aluísio Martins junto ao Governo do Estado, no valor de R$ 180 mil.

Um terceiro veículo é utilizado exclusivamente pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, só com o uso desta Van já foram realizados 8.280 atendimentos no período mencionado.

O serviço é realizado por meio de um cronograma que atende 30 pessoas cadastradas pelo CRAS, estas, utilizam diariamente o Transporte Eficiente. Os usuários chegam a fazer até quatro viagens por semana, para atender necessidades que vão de consultas laboratoriais a fisioterapias. Com a medida, a Prefeitura busca amenizar as dificuldades de diversas famílias e sanar a demanda desse tipo de serviço.

A dona de casa, Francelina da Silva, moradora do povoado Novo Paraíso afirma que duas vezes na semana (terça e quinta-feira), ela precisa levar o filho Francisco Victor da Silva, de 18 anos ao Centro de Fisioterapia, sem contar em viagens com consultas e exames, para ela, o Transporte Eficiente é fundamental no tratamento do filho. “Eu agradeço demais poder contar com esse serviço, o Francisco tem o “Passe Livre”, mas infelizmente nem toda empresa de ônibus reconhecem esse direito e mesmo assim a viagem no ônibus é muito desconfortável, esse tipo de transporte é fundamental, a vantagem é que por ser exclusivo para cadeirantes oferece um conforto maior, além de buscar e deixar na porta de casa ou do local que desejamos ir, com a Van a gente consegue economizar em torno de R$ 300,00 por mês”, conta Francelina.

Em muitos municípios do Piauí, estes transportes são raridades, quase não existem, ao contrário de Campo Maior, onde os deficientes já possuem mais independência para circularem na cidade por conta dos ônibus com rampas, com espaços para eles no interior e segurança na condução do veículo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.