Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Uber critica restrições em projeto apresentado por Firmino Filho

A proposta está tramitando na Câmara Municipal de Teresina e segundo a Uber, ela impõe inúmeras restrições ao serviço.

A Uber encaminhou nota ao GP1 criticando o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) que visa regulamentar o serviço de aplicativo de mobilidade em Teresina. Ela afirmou que quer uma regulamentação justa e moderna na capital piauiense.

A proposta está tramitando na Câmara Municipal de Teresina e segundo a Uber, ela impõe inúmeras restrições ao serviço, entre elas o limite de motoristas autorizados a dirigir com aplicativos na cidade, a redução da idade veicular para 6 anos e a restrição para placas de Teresina.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Trânsito ficou lentoTrânsito ficou lento

Segundo a Uber, o limite de motoristas é uma exigência que acontece apenas em Teresina e que isso “comprometeria a eficiência do modelo, deixaria milhares de motoristas sem acesso a essa opção de renda e tornaria Teresina a única cidade do Brasil a adotar tal restrição, uma vez que regulações aprovadas recentemente em outras capitais, como Fortaleza e Recife, rejeitaram o limite”.

Confusão

No dia 29 de novembro, estava prevista a votação do projeto de lei que regulamenta o Uber, mas aconteceu uma manifestação dos motoristas de aplicativo contra o projeto que pedem a retirada de algumas medidas que restringem a participação. A proposta deve ser colocada para votação na próxima semana. Vereadores da oposição defendem mais discussão do projeto e a inclusão de emendas que melhorem o serviço na capital piauiense.

Graça Amorim afirmou que "essa regulamentação foi estabelecida em lei federal. Então o transporte por aplicativo só pode operar em uma cidade se houver regulamentação, do contrário ele não pode. Os que existem atualmente é uma ilegalidade tolerada pelo município, mas após a edição da lei federal e em consonância com os dispositivos da lei federal, a Prefeitura de Teresina encaminhou um projeto de lei para esta Casa”.

Confira a nota na íntegra:

A Uber defende uma regulamentação justa e moderna, que não limite os aplicativos de mobilidade em Teresina. O Projeto de Lei 190/2018, que está sendo debatido na Câmara Municipal e visa estabelecer regras para os aplicativos na cidade, impõe inúmeras restrições ao serviço. Entre elas, as mais problemáticas são:

- Limite de motoristas autorizados a dirigir com aplicativos na cidade: essa medida comprometeria a eficiência do modelo, deixaria milhares de motoristas sem acesso a essa opção de renda e tornaria Teresina a única cidade do Brasil a adotar tal restrição, uma vez que regulações aprovadas recentemente em outras capitais, como Fortaleza e Recife, rejeitaram o limite;
- Redução da idade veicular para 6 anos: a restrição não é condizente com a realidade da idade média da frota de carros da cidade. Além disso, a qualidade dos veículos pode ser avaliada de forma muito mais eficaz por meio de inspeções, já previstas no PL 190/2018, do que pela imposição de regras restritivas;

- Restrição para placas de Teresina: essa medida prejudicaria especialmente motoristas parceiros que moram em Timon e demais cidades do entorno de Teresina, que ficariam impedidos de gerar renda com o aplicativo na capital.

A Uber permanece à disposição do poder público para debater como a tecnologia pode ser usada para o bem das pessoas e das cidades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deolindo diz que Graça Amorim armou emboscada na votação da Uber

Manifestação da Uber gera confusão na Câmara de Teresina

Jeová diz que projeto de Firmino Filho sobre Uber pode ser derrubado

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.