Fechar
GP1

Piauí

Condenado pela Justiça, empresário Elano Sampaio assina filiação no PSB

O empresário no ramo da construção civil foi acusado de omitir informação ou prestar falsa declaração as autoridades fazendária e fraudar a fiscalização tributária.

O Partido Socialista Brasileiro – PSB realizou na manhã de hoje (05) solenidade de filiação de novos membros, dentre eles, o empresário Elano Sampaio, ex-presidente da Associação Industrial do Piauí, condenado pela Justiça Federal a 3 anos e 6 meses de cadeia.

  • Foto: Divulgação/PSBConvite filiação PSBConvite filiação PSB

O empresário no ramo da construção civil foi acusado de omitir informação ou prestar falsa declaração as autoridades fazendária e fraudar a fiscalização tributária, crimes tipificados no art.1°, Incisos I e II da Lei 8.137/90. A sentença condenatória foi dada em 08 de setembro de 2016, pelo juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.

  • Foto: Facebook/Elano Sampaio Elano Sampaio Elano Sampaio

O empresário foi denunciado pelo Ministério Público Federal acusado de ter realizado, no período de 2002 a 2004, movimentações financeiras "em nome da empresa Cofel que destinaram-se a pagamentos de operações de compra e venda de mercadorias realizadas pela Ferroaço, a qual também se utilizou do CNPJ e contas bancárias da empresa Premolforte, criada em nome de funcionário da empresa interligada Moana, com o objetivo específico de acobertar operações comerciais."

Estas operações importaram em evasão tributária de responsabilidade da Ferroaço o que levou a lavratura de autos de infrações e posterior inscrição em dívida ativa da União.

Os tributos sonegados atingiam, em 2012, a cifra de R$ 10.271.490,67 (dez milhões, duzentos e setenta e um mil, quatrocentos e noventa reais e sessenta e sete centavos).

O empresário recorreu da condenação e o recurso está pendente de julgamento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Empresário foi preso acusado de furto de energia

Elano Sampaio foi preso em 2005 acusado de furto de energia elétrica. O empresário foi processado e aceitou a suspensão condicional do processo mediante condições impostas.

Em 27 de maio de 2014, o juiz Daniel Gonçalves Gondim, da 3ª Vara Criminal de Teresina, declarou extinta a punibilidade “tendo em vista que o réu cumpriu com todas as condições impostas pela Proposta de Suspensão Condicional do Processo”.

  • Foto: DivulgaçãoElano Sampaio foi condenado pela Justiça Federal Elano Sampaio foi condenado pela Justiça Federal

Outro lado

Procurado pelo GP1 nesta quinta-feira (05), o empresário Elano Sampaio não foi localizado para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.