Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governo do Piauí inaugura Departamento Estadual de Homicídios

Antes a Delegacia de Homicídios tinha competência apenas de investigar crimes que ocorriam na cidade e zona rural de Teresina, a partir de agora a especializada abrange todo o estado do Piauí

Vitória Vivian/GP1 1 / 7 Delegados, agentes e escrivães da DHPP Delegados, agentes e escrivães da DHPP
Vitória Vivian/GP1 2 / 7 Fachada da DHPP Fachada da DHPP
Vitória Vivian/GP1 3 / 7 Margarete Coelho e delegado Barêtta Margarete Coelho e delegado Barêtta
Vitória Vivian/GP1 4 / 7 Delegado Riedel Batista Delegado Riedel Batista
Vitória Vivian/GP1 5 / 7 Constantino Júnior Constantino Júnior
Vitória Vivian/GP1 6 / 7 Delegado Barêtta Delegado Barêtta
Vitória Vivian/GP1 7 / 7 Protesto na inauguração da DHPP Protesto na inauguração da DHPP

O Governo do Piauí inaugurou na manhã desta quinta-feira (5), por volta das 11h, a sede do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na região Centro/Sul, em anexo ao prédio do Centro Administrativo. Dentro da estrutura do local funcionarão cinco delegacias, e também a Delegacia de Desaparecimento de Pessoas.

Antes, a Delegacia de Homicídios tinha competência apenas de investigar crimes que ocorriam na cidade e zona rural de Teresina, a partir de agora a especializada abrange todo o estado do Piauí. O delegado Francisco Costa, o “Barêtta”, durante o evento, assumiu a Diretoria Geral da DHPP.

“Eu estou completando 38 anos dentro da instituição Polícia Civil e já ocupei todos os cargos aqui dentro. Também já fui designado delegado especial em várias ocasiões. Mas para mim, a investigação de homicídios é primordial, porque os crimes contra a vida é que causam maior temor para a população. Portanto, essa estrutura é um trabalho condizente para os policiais, mas a nossa resposta é para a tranquilidade da sociedade”, relatou.

O departamento de polícia, localizado no bairro São Pedro, compõe as Delegacias de Homicídios das zonas sul, sudeste, leste, norte e centro norte; Núcleo de Feminicídio e a Delegacia de Desaparecimento e Pessoas. A estrutura do local foi projetada segundo normas da Secretária Nacional de Segurança Pública e padrões mundiais de investigação criminal.

O delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, falou da estrutura do novo espaço. “Com esse departamento teremos novas divisões e novos polos de atuação e com estrutura moderna. Aqui temos salas que seguem padrões internacionais para apuração de crimes de homicídios e feminicídio com salas de interrogatório, reconhecimento e preservação de vítima”, detalhou.

Na ocasião Margarete Coelho, vice-governadora do Estado, comentou a mais nova obra entregue para a Segurança Pública do Piauí. “Esse prédio recém-reformado que entregamos hoje fica como legado da gestão Fábio Abreu, ele que fez uma remodelação na área da segurança. São inovações, novos aparatos que chegam à segurança pública para implementar o que já temos e trazer novas possibilidades”, finalizou.

Greve Sinpolpi

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (Sinpolpi), aproveitaram a ocasião para realizar ato de protesto, em frente ao prédio da DHPP, na manhã desta quinta-feira (5). A paralisação dos agentes teve início no dia 3 de abril.

O presidente do sindicato, Constantino Júnior, relata que até o momento o Governo do Estado não demonstrou interesse em dialogar. “O governo do Estado se comprometeu em enviar para a Assembleia Legislativa dois projetos de lei, um para reajustar o piso dos policiais e outro definhando os limites entre maior e menor salário, mas até o momento não tivemos retorno”, disse Constantino.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.