Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Consultas no HU da UFPI serão reagendadas devido a greve

Por meio de nota, a administração do hospital informou que, com a concretização da greve, o atendimento ambulatório deve ficar suspenso.

A Superintendência do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou uma nota de esclarecimento sobre a greve dos servidores que deve começar nesta terça-feira (05). Além disso, a administração da unidade de saúde informou como vai ocorrer o atendimento à população com o movimento grevista.

Em nota, o hospital revelou que já estabeleceu contato, por meio telefônico, com os pacientes já agendados. Eles terão que reagendar consultas e procedimentos no HU com o término da paralisação. Além disso, com a concretização da greve, o atendimento ambulatório deve ficar suspenso.

  • Foto: Lucas Dias/GP1HU-UFPI vai deflagrar greveHU-UFPI vai deflagrar greve

Em relação aos demais setores, a superintendência destacou que está aguardando “a posição do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre a solicitação enviada no sentido de manter durante a greve, 95% dos empregados em seus postos de trabalho por setor e 100% para os lotados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável por atuar na gestão de hospitais universitários federais, explicou que já apresentou propostas com avanços nas cláusulas sociais e aumento salarial.

Confira a nota:

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais, esclarece que mantém aberto diálogo com os empregados para finalizar o Acordo Coletivo de Trabalho (2018-2019). A instituição apresentou propostas com avanços nas cláusulas sociais e aumento salarial.

Na parte social, destaca-se a prorrogação do prazo de usufruto do intervalo da empregada nutriz, alteração da idade mínima e máxima dos dependentes legais para empregado acompanhar em consultas médicas, possibilidade de intervalo mínimo de 30 minutos de almoço para empregados administrativos que laborem 8 horas diárias.

Na parte econômica, a proposta para o ACT 2017/2018 - pagamento de 100% do INPC do período (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) com pagamento de 2 meses retroativos (janeiro e fevereiro de 2018), ou pagamento de 100% do INPC do período mais pagamento de uma parcela de R$ 1.800 para cada funcionário. Para o ACT 2018/2019, a proposta é de 60% do INPC do período. Todas as propostas estão de acordo com as orientações do Ministério do Planejamento.

A Ebserh reforça que se mantém, junto aos seus empregados, na direção de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais e oferecer melhores condições de trabalhos nas unidades. Somente este ano, a estatal já contratou mais de 3 mil profissionais. A previsão é finalizar 2018 com cinco mil contratações via concurso público.

HU-UFPI:

Face à possibilidade de paralisação dos empregados que atuam no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), a Superintendência do Hospital informa que já adotou as providências necessárias para minimizar os possíveis impactos decorrentes do movimento nacional de greve articulado para esta terça-feira (05).

O Hospital estabeleceu contato, por meio telefônico, com os pacientes já agendados para evitar comparecimento e transtornos. Os pacientes reagendarão consultas e procedimentos no próprio HU-UFPI com o término da paralisação.

Também foi bloqueada a agenda em aberto junto ao gestor municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), evitando a marcação de novos procedimentos.

Caso o movimento grevista se concretize, o atendimento ambulatorial ficará suspenso até o término da paralisação.

Sobre o funcionamento dos demais setores, a Superintendência do HU-UFPI está aguardando posição do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre solicitação enviada no sentido de manter, durante a greve, 95% dos empregados em seus postos de trabalho por setor e 100% para os lotados na UTI.

O HU-UFPI reafirma seu compromisso com a população piauiense no sentido de dar continuidade ao papel que desenvolve como hospital escola, formando profissionais em diferentes áreas do conhecimento, com impacto significativo na melhoria da saúde pública na região. Além disso, reforça seu propósito de atendimento com qualidade e assistência humanizada aos pacientes do SUS.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.