Fechar
GP1

Cajueiro da Praia - Piauí

Sebrae realiza o Festival Begê Sabor e Sol no litoral do Estado

O premiado chef paraense Thiago Castanho realizou a oficina Tradição e Inovação na Cozinha.

O Festival Begê Sabor e Sol reúne gastronomia, capacitação e negócios. Ontem (15), os empresários e a comunidade de Barra Grande participaram da oficina gastronômica Tradição e Inovação na Cozinha com o chef Thiago Castanho, dono do premiado restaurante Remanso do Bosque, no Pará.

Durante a oficina, o chef paraense apresentou ao público diversos ingredientes da sua região. Açaí, peixes, farinha d’água, maniçoba, taperebá, cupuaçu entre outros produtos chamaram a atenção dos participantes. “Esses produtos fazem parte da gastronomia tradicional do Pará. A minha ideia é unir a tradição ao novo. Ou seja, podemos utilizar esses ingredientes que já fazem parte da cultura regional em pratos com um toque de inovação e assim proporcionar experiências diferentes para nossos clientes”, destacou o chef.

  • Foto: Misael MartinsChef Thiago CastanhoChef Thiago Castanho

Um dos pratos apresentados durante a oficina foi um sanduíche com peixe típico da região, o filhote de bagre. Outra delícia apresentada utilizava maniçoba e farinha branca. Thiago também fez uma tapioca de beterraba recheada com queijo, carne e ervas. “Durante as viagens e pesquisas gastronômicas conhecemos várias produtos e a forma como cozinham em outros locais. Essa experiência também contribui para que surjam novas ideias”, salientou o chef.

O chef Felipe Castanho, irmão e sócio de Thiago, fez uma sobremesa com cupulate, um tipo de chocolate feito com cupuaçu, taperebá ou cajá, baunilha, entre outros ingredientes. “Acredito que um bom prato deve reunir os variados sabores e texturas para que se tenha uma experiência gastronômica ainda mais rica”, afirmou.

  • Foto: Misael MartinsO chef Felipe Castanho fez uma sobremesaO chef Felipe Castanho fez uma sobremesa

A proprietária da BobZ Boutique Resort, Adriane Ziegert, que participou da oficina, destacou a importância do festival para a comunidade de Barra Grande. “O Begê Sabor e Sol tem movimentado Barra Grande. Essa ação do Sebrae é muito importante para levar capacitação e informações para todos. O evento já é sucesso”, declarou a empresária.

O empresário Carlos Espanhol, da pousada Kite Beach, também parabenizou a realização do festival. “O evento está trazendo bastante novidade. Essas oficinas têm contribuído para que tenhamos novas ideias. É muito positivo ter uma ação em que esteja reunindo em um só lugar, informação e negócios”, declarou. O empresário apresentará durante o festival uma paella com ingredientes regionais.

Mais capacitações

Durante o festival, a comunidade também conta com outras capacitações a exemplo de oficinas sobre o uso integral de alimentos e filetagem de peixes. Essas atividades estão sendo realizadas na praça, nas unidades móveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai, e do Serviço Social da Indústria, Sesi.

  • Foto: Misael MartinsOficina agradou o públicoOficina agradou o público

“Todos que fazem o Sebrae e os parceiros que apoiam o festival estão com o firme propósito de gerar resultados positivos e duradouros para Barra Grande. O evento além de levar capacitação é uma forma de integrar a comunidade e os empresários. Nosso objetivo é que todos participem das oficinas, exposições e demais atrações do Begê Sabor e Sol”, destacou a analista do Sebrae, Ceres Rebelo, que realizou consultorias junto aos restaurantes de Barra Grande para que criassem novos pratos.

O Festival Begê Sabor e Sol é uma realização do Sebrae no Piauí, contando com o apoio da Rede Clube, do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi, do Serviço Social do Comércio, Sesc, e da Unimed Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.