Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Aniversário do Piauí é celebrado com missa na catedral de Teresina

A solenidade contou com a presença de autoridades políticas e foi conduzida pelo arcebispo da Capital, Dom Jacinto.

Lucas Dias/GP1 1 / 12 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 2 / 12 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 3 / 12 Missa em comemoração ao Dia do Piauí Missa em comemoração ao Dia do Piauí
Lucas Dias/GP1 4 / 12 Deputado Estadual Francisco Costa Deputado Estadual Francisco Costa
Lucas Dias/GP1 5 / 12 Deputada Federal Rejane Dias Deputada Federal Rejane Dias
Lucas Dias/GP1 6 / 12 Vice-governadora Regina Sousa Vice-governadora Regina Sousa
Lucas Dias/GP1 7 / 12 Autoridades presentes Autoridades presentes
Lucas Dias/GP1 8 / 12 Arcebispo Dom Jacinto Brito e o Governador do estado Arcebispo Dom Jacinto Brito e o Governador do estado
Lucas Dias/GP1 9 / 12 Autoridades presentes Autoridades presentes
Lucas Dias/GP1 10 / 12 Governador Wellington Dias e Deputada Rejane Dias Governador Wellington Dias e Deputada Rejane Dias
Lucas Dias/GP1 11 / 12 Celebração da missa em comemoração ao Dia do Piauí Celebração da missa em comemoração ao Dia do Piauí
Lucas Dias/GP1 12 / 12 Missa em comemoração ao Dia do Piauí Missa em comemoração ao Dia do Piauí

Em alusão ao 197º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Dia do Piauí, celebrado em todo o estado neste sábado, 19, foi realizada uma missa na Catedral de Nossa Senhora das Dores, centro de Teresina, em ação de graças à data comemorativa. A solenidade contou com a presença de autoridades políticas e foi conduzida pelo arcebispo da Capital, Dom Jacinto.

Ao GP1, o governador Wellington Dias (PT-PI), fez menção às histórias de lutas que findaram na unificação do estado à República Federativa do Brasil. De acordo com ele, a solenidade festeja a contribuição de homens e mulheres que ajudaram no desenvolvimento da região.

“Temos o desafio de seguir honrando a memória da nossa história exatamente trabalhando para que a gente possa ter um desenvolvimento que coloque o Piauí cada vez mais com qualidade de vida, fortes melhorias em educação, infraestrutura, garantindo a própria contribuição do Piauí com o desenvolvimento do Brasil. Como diz o nosso hino, quando a pátria pedir liberdade, o primeiro que luta é o Piauí”, disse o governador.

A vice-governadora do Estado, Regina Sousa (PT-PI), destacou a importância de ensinar às crianças o significado desta data. “É uma celebração da história, não é o Estado em si, mas, é a contribuição que o Estado deu para Independência do Brasil no dia 19 de outubro. O Piauí teve o ciclo de eventos que contribuíram para que o Brasil seja do tamanho que é. O Piauí teve uma luta em vários lugares. Importante celebrar para as crianças entenderam e para todos entenderem”, disse a vice-governadora.

O deputado estadual Francisco Costa (PT-PI) também compareceu à solenidade e disse que o estado terá uma vasta programação, inclusive, com anúncio de obras.

“O Governo do Estado tem uma programação extensa, durante todo o mês de outubro, com entrega de obras e outras que o governador já anuncia. Com esse contrato de empréstimo, o governador já coloca como um dos grandes investimentos de 2020”, disse o deputado.

A deputada federal Rejane Dias (PT-PI) disse que o Estado tem muito o que comemorar nesta data pois, de acordo com ela, mesmo diante das dificuldades que o País atravessa, o Governo tem conseguido manter a maioria de suas obrigações em dia.

“É o aniversário de independência do Piauí, estamos participando de uma programação de celebração e agradecimento a Deus. Não é fácil diante do cenário que a gente está vivendo e o governador ainda consegue pagar a folha em dia. Com investimentos em estradas, na melhoria das escolas, nos hospitais, está aí a nova maternidade”, disse a deputada federal ao GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.