Fechar
GP1

Teresina - Piauí

MP expede recomendação ao Hospital Unimed Primavera após inspeção

A Notificação Recomendatória nº 15/2019 foi assinada, no dia 3 de outubro, pela promotora de Justiça Maria das Graças do Monte Teixeira.

O Ministério Público do Estado do Piauí expediu recomendação ao Hospital Unimed Primavera para que realize melhorias após relatório de inspeção sanitária realizado pela Vigilância Sanitária Estadual. A Notificação Recomendatória nº 15/2019 foi assinada, no dia 3 de outubro, pela promotora de Justiça Maria das Graças do Monte Teixeira.

De acordo com a recomendação, relatório de inspeção sanitária produzido pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí, após fiscalização no Hospital Unimed Primavera, em Teresina, concluiu que referido estabelecimento não está em conformidade com a legislação vigente necessitando de adequações, ocasião em que determinou a adequação nos prazos estabelecidos no Termo de Obrigações a Cumprir.

As primeiras irregularidades que deverão ser resolvidas são: o cumprimento de diretrizes de identificação do paciente e das embalagens das medicações dispensadas pelas farmácias; manutenção do carro de parada cardiorrespiratória na UTI Pediátrica, providenciar a licença sanitária atualizada, e outros.

Consta ainda que a administração do hospital deve, em 30 dias, preparar um ponto de esgoto para o escoamento dos efluentes da hemodiálise; elaborar, implantar e disponibilizar aos funcionários protocolo de limpeza e desinfecção de equipamentos, materiais e superfícies no setor; realizar o planejamento interdisciplinar para intervenções cirúrgicas, conforme complexidade e grau de risco para o paciente.

Já no prazo de 90 dias, a gestão do Unimed Primavera precisa confeccionar e implantar o Plano de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde; adequação das estruturas físicas das salas de desinfecção química, e de recepção de limpeza, conforme as normas estabelecidas na RDC 50/2002 da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O hospital deve apresentar, dentro de 15 dias, informações sobre as providências que foram/serão adotadas para ajustar suas atividades às boas práticas no segmento da saúde privada, acompanhadas dos documentos comprobatórios, bem com os esclarecimentos que julgar adequados.

Outro lado

Em nota, a assessoria de comunicação da Unimed Teresina informou que o hospital enviou ao MP, bem antes do prazo, todas evidências solicitadas, além dos planos de ação, com cronograma, para melhorias na estrutura e saneamento do hospital.

Confira a nota na íntegra:

Nota sobre recomendação do HUP

Com relação à notificação do Ministério Público do Piauí ao Hospital Unimed Primavera (HUP), publicada nesta semana, a Unimed Teresina informa que tem o caráter de recomendações e que enviou ao MP, bem antes do prazo, todas evidências solicitadas, além dos planos de ação, com cronograma, para melhorias na estrutura e saneamento do hospital.
O HUP se adiantou em apresentar, ainda, os pré-projetos de obras que têm previsão orçamentária e corroboram com as melhorias indicadas, demonstrando o seu comprometimento com a qualidade e busca por progresso contínuo.
Importante ressaltar que o HUP possui licença de funcionamento e que as recomendações solicitadas pelo MP não impedem os serviços do hospital e não apresentam riscos aos pacientes.
A equipe do HUP se coloca à disposição para qualquer esclarecimento através nos canais oficiais da Cooperativa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.