Fechar
GP1

Morro do Chapéu do Piauí - Piauí

Prefeito Marcos Henrique é denunciado à Justiça e pode perder mandato

A ex-secretária municipal de Educação, Walma Cristiane Alves Sampaio, também foi denunciada na mesma ação.

O Ministério Público do Estado do Piauí, através do promotor Adriano Fontenele Santos, da 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina/PI, denunciou o prefeito da cidade de Morro do Chapéu do Piauí/PI, Marcos Henrique Fortes Rebelo e a ex-secretária municipal de Educação, Walma Cristiane Alves Sampaio, por improbidade administrativa.

Walma é acusada de acumulo ilegal de cargos públicos, já que recebeu 03 remunerações entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019, mesmo estando afastada das salas de aula durante este período, em razão de haver se ocupado exclusivamente do cargo de secretária de Educação de Morro do Chapéu do Piauí.

  • Foto: Reprodução/FacebookMarcos Henrique Fortes Rebelo Marcos Henrique Fortes Rebelo

Os recebimentos se deram da seguinte forma: entre janeiro/2017 e dezembro/2017 em 03 contracheques diferentes; e a partir de janeiro/2018 até janeiro/2019, passou a receber 02 contracheques, um pelo cargo de professora de Esperantina e outro pelo cargo de professora de Morro do Chapéu cumulado com uma gratificação referente a função de secretária municipal de educação.

Na petição inicial, o promotor destaca que Walma Cristiane foi cedida ao Município de Morro do Chapéu do Piauí para exercer a função de professora, nos termos de Convênio de Cooperação nº 02/2017, ficando o ônus para o município de origem, no caso Esperantina.

Segundo o MP, Walma Cristiane não exerceu a função docente em nenhuma das cidades, no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2019, “apesar de ter percebido as remunerações, indevidamente, de ambas as municipalidades pela função de Professora”.

Já o prefeito Marcos Henrique, diz o promotor, ao nomear Walma Cristiane cometeu ato de improbidade administrativa que importou em lesão ao erário.

“Nesse esteio, era do conhecimento do Prefeito Municipal que tal servidora também era remunerada pela função de professora dos Municípios de Esperantina e Morro do Chapéu, fato impossível de ser ocultado durante mais de 2 anos em uma cidade com menos de 8 mil habitantes,” diz o MP.

A petição ressalta que ao nomear a servidora, o prefeito cometeu ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito de terceiros, e consequentemente, em lesão ao erário, “na medida em que propiciou que a demandada auferisse vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo junto ao Município de Morro do Chapéu do Piauí – agindo dolosamente, ou, no mínimo, com culpa, por imprudência (no ato de nomeação) e por negligência (durante todo o período em que perdurou a situação irregular)”.

O Ministério Público pede a condenação do prefeito Marcos Henrique e da ex-secretária Walma Cristiane nas sanções previstas na Lei de improbidade Administrativa, no caso, a perda da função pública, ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos a proibição de contratar com o Poder Público.

A ação foi ajuizada no dia 11 de novembro de 2019 e corre na Comarca de Esperantina/PI.

Outro lado

O prefeito Marcos Henrique não foi localizado pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.