Fechar
GP1

Picos - Piauí

Prefeitura de Picos trabalha para restabelecer rede de esgoto

A rede de esgoto se rompeu há 16 dias formando uma enorme cratera na rua Francisco Prota, centro de Picos.

José Maria Barros/GP1 1 / 8 Maquinário pesado está sendo usado para resolver o problema Maquinário pesado está sendo usado para resolver o problema
José Maria Barros/GP1 2 / 8 Trabalho está sendo feito em parceria entre Prefeitura e Agespisa Trabalho está sendo feito em parceria entre Prefeitura e Agespisa
José Maria Barros/GP1 3 / 8 Padre Walmir vistoria serviço de recuperação da rede de esgoto Padre Walmir vistoria serviço de recuperação da rede de esgoto
José Maria Barros/GP1 4 / 8 Padre Walmir conversa com supervisor de obras da Prefeitura Padre Walmir conversa com supervisor de obras da Prefeitura
José Maria Barros/GP1 5 / 8 Operários trabalham para resolver o problema Operários trabalham para resolver o problema
José Maria Barros/GP1 6 / 8 Maquinário utilizado no serviço Maquinário utilizado no serviço
José Maria Barros/GP1 7 / 8 Diretor Regional da Agespisa prevê que serviço será concluído nesta terça Diretor Regional da Agespisa prevê que serviço será concluído nesta terça
José Maria Barros/GP1 8 / 8 Cratera tem mais de dez metros de comprimento Cratera tem mais de dez metros de comprimento

A Prefeitura de Picos e a Agespisa estão trabalhando em parceria desde a última sexta-feira, 22, para restabelecer uma rede de esgoto rompida há 16 dias na rua Francisco Prota, centro da cidade. O problema, que a princípio parecia simples, se agravou e provocou o surgimento de uma cratera de mais de dez metros de comprimento e bastante profunda.

Após os moradores protestarem na sessão da última quinta-feira, 21, na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Picos e a Agespisa montaram uma espécie de força tarefa composta de engenheiros, técnicos, operários e maquinário especializado a fim de que o problema fosse resolvido.

No último domingo, 24, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), acompanhado da secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Santana visitou o local. Na ocasião, ele disse a reportagem do GP1 que todos os esforços necessários estavam sendo feitos pela administração, para que o problema fosse sanado o mais rapidamente possível.

Nesta segunda-feira, 25, o trabalho prosseguiu e, segundo as previsões do gerente regional da Agespisa, Sérgio Alves, se tudo transcorrer dentro do previsto, a rede de esgoto será restabelecida nesta terça-feira, 26, e a rua será liberada.

Sérgio Alves contou que a princípio abriu-se uma vala pequena e pensava- se que se tratava de um vazamento de água ou caso simples. “Só que essa vala foi tomando proporções, chegou a desmoronar e houve derramamento de esgoto e de água também. Ficamos nessa dúvida, se o problema era da alçada da prefeitura ou se da Agespisa” – explicou.

Segundo Sérgio Alves, para resolver o problema Prefeitura de Picos e Agespisa estão trabalhando desde a última sexta-feira, 22, em parceria. Ele explica que na rua Francisco Prota são duas galerias, sendo uma da rede de esgoto e outra da rede de água.

“Nós temos as duas galerias que são feitas de manilhas e tanto a de água da rua, como a de esgoto da Agespisa, estão rompidas, por isso esse problema todo com algumas ruas com o saneamento entupido por conta dessa obstrução. Estamos trabalhando com retroescavadeira hidráulica, dois caminhões da Agespisa, um de Teresina e outro de Picos e não conseguimos resolver o problema mais rápido porque choveu no sábado e no domingo” – afirmou Sérgio Alves.

O diretor regional da Agespisa garantiu que, caso não chova ou aconteça algum imprevisto, o serviço deve ser concluído nesta terça-feira, 26. Com isso, tanto vai ser liberada a rua, como também serão desobstruídos os esgotos que estão obstruídos nas proximidades da Prefeitura e das ruas Zuza Lino e Carlos Marcílio com o saneamento transbordando.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.