Fechar
GP1

Picos - Piauí

Prefeitura de Picos expande parque de iluminação pública

Os investimentos são feitos com recursos do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip), arrecadados através da Cosip.

Com recursos do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip) oriundos da arrecadação da Cosip, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), tem procurado expandir o parque de iluminação pública do município.

Segundo o coordenador do Fumip, Rômulo Costa, quando recebeu o parque de iluminação o mesmo estava defasado. Tratava-se de uma estrutura que vinha da Cepisa. “Nós recebemos uma Picos praticamente sem iluminação, pois, a empresa [Cepisa] não fazia tantos investimentos” – lembra Rômulo Costa.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Coordenador do Fumip, Rômulo CostaCoordenador do Fumip, Rômulo Costa

Rômulo Costa disse que o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), tem priorizado a iluminação pública como um instrumento essencial para a segurança e bem estar da população. Por isso, os investimentos chegam aos mais diferentes bairros da sede e aos povoados e localidades da zona rural, beneficiando milhares de moradores.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Prefeito Padre Walmir investe no setor de iluminação públicaPrefeito Padre Walmir investe no setor de iluminação pública

De acordo com Rômulo Costa, tudo isso tem sido possível devido à implantação da Cosip (Contribuição para Serviço de Custeio da Iluminação Pública (Cosip), cujo projeto de lei foi elaborado pelo prefeito, discutido e aprovado pela Câmara Municipal de Picos.

Investimentos

Durante a sua gestão à frente do Fumip, Rômulo Costa disse que já foram feitos altos investimentos na expansão do parque de iluminação pública de Picos. Primeiro foi concluído o serviço da Avenida Beira-Rio, com lâmpadas de Led.

  • Foto:Sávio MagalhãesIluminação do acesso ao conjunto PantanalIluminação do acesso ao conjunto Pantanal

Depois foi feita a rede de acesso ao conjunto habitacional Pantanal, que desde a sua fundação no início dos anos 90, não tinha iluminação no trecho que liga a BR-316 ao bairro. Antes o trecho era totalmente escuro e oferecia riscos à população.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Avenida Getúlio Vargas ganha lâmpadas LedAvenida Getúlio Vargas ganha lâmpadas Led

Outro investimento foi à rede de iluminação pública que vai do final da avenida Severo Eulálio até o bairro Belo Norte. “Trata-se de outro bairro antigo que não tinha iluminação às margens da BR-316 que dá acesso á comunidade. O trecho, inclusive, foi palco de vários acidentes, alguns com vítimas fatais, por conta da escuridão” – ressaltou o coordenador do Fumip.

Lâmpadas de Led

Como em 2019 o Fumip ainda não está atuando na ampliação da rede, outros investimentos estão sendo feitos, como é o caso da troca da iluminação do centro da cidade de lâmpadas a vapor metálico por Led. O projeto já contemplou a avenida Getúlio Vargas e depois será levado para outros bairros da cidade.

Atendimento ao consumidor

Ele destaca que hoje o município de Picos é um dos poucos do estado do Piauí que, quando uma pessoa, um consumidor sente necessidade de trocar uma lâmpada que apagou no poste em frente a sua casa, que ele é atendido através de uma solicitação feita via telefone, sem burocracia, sem precisar pedir favor a ninguém.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Atendimento ao consumidor via telefoneAtendimento ao consumidor via telefone
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.