Fechar
GP1

Picos - Piauí

Ministério Público recomenda embargo de obra na Catedral de Picos

Recomendação foi assinada pela promotora de justiça de Fronteiras, Karine Araruna Xavier, respondendo cumulativamente pela 1ª PJ de Picos.

O Ministério Público do Piauí, através da promotora de justiça de Fronteiras, Karine Araruna Xavier, recomendou ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), que proceda no prazo de 24 horas o embargo de toda e qualquer obra que estiver sendo realizada na Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Eleito por duas vezes a segunda maravilha do estado do Piauí, o templo é mais conhecido como Catedral de Picos e, desde a última segunda-feira, 22, começou o projeto de substituição do seu piso. O serviço está sendo executado após dois plebiscitos em que a maioria da população consultada votou pelo sim, favorável à mudança.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Retirada do piso velho começou na última segunda-feiraRetirada do piso velho começou na última segunda-feira

Recomendação

Na recomendação, a promotora Karine Araruna, respondendo cumulativamente pela 1ª PJ de Picos, ressalta que o embargo deve ser obedecido até que seja constatado que as obras respeitam o estabelecido na Lei Municipal Nº 2866/2017 e, que não existem riscos à originalidade da Igreja.

“Esgotado o prazo mencionado acima o destinatário deverá informar a esta Promotoria de Justiça acerca do cumprimento desta Recomendação”, escreveu a representante do Ministério Público, Karine Araruna Xavier, em documento datado desta quarta-feira, 24 de abril.

A promotora de justiça ressalta ainda que a partir da data da entrega da presente recomendação, o Ministério Público do Estado do Piauí considera seu destinatário como pessoalmente ciente da situação ora exposta e, nesses termos, passível de responsabilização por quaisquer eventos futuros imputáveis a sua omissão quanto às providências solicitadas.

“Cabe, portanto, advertir que a inobservância da Recomendação Ministerial serve para fins de fixação de Dolo em futuro e eventual manejo de ações judiciais de improbidade administrativa por omissão, previsto em Lei Federal.

Outro lado

A recomendação foi entregue ao Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz, no início da tarde desta quarta-feira, 24. Ele disse que, como se trata de uma recomendação, iria conversar pessoalmente com o prefeito Padre José Walmir de Lima (PT) para que o mesmo tome uma posição.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Procurador Geral do Município, Maycon Luz, recebeu a recomendação do MP.Procurador Geral do Município, Maycon Luz, recebeu a recomendação do MP.

Segundo Maycon Luz, a recomendação do Ministério Público também foi entregue ao bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva.

Troca do piso

Aprovada em plebiscito onde a esmagadora maioria da população consultada disse sim ao projeto, teve início na manhã desta segunda-feira, 22, a troca do piso da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos. O Templo, construído em estilo néo-gótico, foi eleito em 2007 como a segunda maravilha do estado do Piauí. Repetiu o feito em 2012 em votação pela Internet.

Segundo o Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, ele já tinha conversado com o Conselho de que após a Semana Santa se daria o início da obra. E foi o que aconteceu nesta segunda-feira, 22, e num primeiro momento será retirado o piso velho.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Padre Chiquinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos RemédiosPadre Chiquinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

De acordo com o pároco, antes da execução do projeto aconteceu um plebiscito, onde as pessoas foram consultadas e o resultado foi favorável à troca do piso. Dos que participaram da consulta 1.167 foram a favor, 300 contra e 30 se disseram indiferentes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.