Fechar
GP1

Piauí

Franzé Silva pede relatório sobre chuvas para a Defesa Civil

De acordo com o petista, o relatório é uma questão de precaução, devido à oito municípios decretaram emergência.

O deputado estadual Franzé Silva (PT) pediu, nesta quinta-feira (04), que a Defesa Civil do Estado do Piauí, apresente na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um relatório sobre municípios que são abrangidos pelos rios Poti e Parnaíba, que tiveram aumento nos níveis devido às fortes chuvas que ocorreram no estado.

“Eu pedi em pronunciamento hoje na Alepi, que a Defesa Civil apresentasse um relatório na Assembleia sobre a real situação dos municípios ribeirinhos ao Rio Parnaíba e Rio Poti, considerando as quantidades de chuvas que tem ocorrido e sendo que a previsão é que até o mês de maio tenha mais chuvas. O relatório também é referente a questão da barragem de Boa Esperança”, informou o deputado.

Ainda de acordo com o petista, o relatório é uma questão de precaução, devido à oito municípios decretaram emergência, sendo eles: Lagoa Alegre; José de Freitas; Campo Largo; São João do Arraial; Capitão de Campos; Parnaíba; Luís Correia e Ilha Grande.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Franzé SilvaFranzé Silva

Aumento dos rios

Devido às fortes chuvas em Teresina e outros municípios do Piauí, o Rio Poti atingiu uma cota de oito metros, conforme o alerta da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Com isso, a região Norte do Piauí está em alerta.

O Rio Parnaíba também apresenta situação semelhante, com nível de atenção e está sendo monitorado pela Defesa Civil. De acordo com a CPRM, a região do município de Luzilândia que é abrangida pelo Rio Parnaíba também está em estado de atenção.

Estado de emergência na Capital

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, e a Defesa Civil visitaram alguns bairros atingidos pela forte chuva que caiu nesta terça (02) e quarta-feira (03). Firmino afirmou ainda que vai decretar estado de emergência.

“Nós estamos decretando emergência amanhã por conta desse grave problema de inverno que está acontecendo na cidade”, afirmou Firmino, que ainda explicou que com o documento haverá maior agilidade burocrática em relação as ações que as Sdus e Defesa Civil possam fazer.

Segundo Firmino, três fatores foram considerados para decretar emergência. “Primeiro, temos estação de chuva bastante intensa, basta dizer que nesse mês de abril temos mais de 200 mm na cidade, e olha que o mês de abril é o mais chuvoso e a perspectiva é de que venhamos a ter mais chuvas nos próximos dias, segundo nós temos a cheia do rio Parnaíba e o terceiro fator que é o crescimento do rio Poty, ele está muito elevado e já começa a colocar em risco a população ribeirinha”, declarou.

Semar

A gerente de hidrometeorologia da Semar, Sônia Maria Ribeiro Feitosa, explicou que as chuvas estavam previstas, mas devido a deficiência da Capital em relação ao escoamento da água, algumas áreas da cidade ficam alagadas.

“Aqui em Teresina, mesmo que as chuvas não sejam fortes, tem a enxurrada rápida e depois seca porque vai infiltrando. Em Teresina, como em qualquer outra cidade do Norte do Piauí, o solo já está bem encharcado, então não tem mais capacidade de escoamento”, explicou Sônia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeito Firmino Filho vai decretar estado de emergência em Teresina

Semar registra aumento nos níveis dos rios após chuvas no Piauí

Prefeitura de Teresina inicia reparos em zonas afetadas por chuvas

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.