Fechar
GP1

Piauí

Professor de Climatologia explica temporais que atingem o Piauí

As fortes chuvas são ocasionadas devido o superaquecimento do Oceano Atlântico.

Fortes temporais vêm atingindo o Piauí e deixando várias famílias desabrigas. Em Parnaíba, já choveu 75% do que estava previsto para o mês de abril e em Teresina 50%. Além disso, no mês de março foi registrado 406 milímetros, o maior volume registrado nos meses de março dos últimos 10 anos. Para entender mais esse fenômeno, o GP1 conversou com o Werton Costa, que é professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Segundo Werton Costa, o Piauí passou por um período muito longo de seca, praticamente 7 anos de distribuição irregular das chuvas. “A partir do ano passado, essas chuvas passaram a se aproximar da normalidade. O fato é que se você observar bem, abril de 2019 está muito parecido com 2018. Então essa condição se repete em vários municípios. Com um detalhe, ano passado não tivermos episódios como a chuva de Parnaíba”, afirmou.

As fortes chuvas, que vem atingindo principalmente o Norte e Centro-Norte do Piauí, é em decorrência do superaquecimento do Oceano Atlântico, que varia de 26 a 29 graus Celsius. “Nós temos um mar muito quente e toda vez que o mar esquenta, ele produz muitas nuvens e temporais. Até porque toda chuva que cai no Nordeste ela vem do oceano, pouca chuva vem da Amazônia, o restante vem pelo Atlântico Norte, pela zona de convergência intertropical”, explicou.

Esses temporais estão sendo potencializados por uma condição de calor no Atlântico, que sabotou o El Niño. “Geralmente quando temos o El Niño o Pacifico esquenta e o Atlântico esfria. O grande segredo dessas chuvas é que o Atlântico não esfriou, ao contrário, ele esquentou e hoje está mais quente que o Pacífico. Não era para ter tanta chuva, 2019 era para ser um ano seco no Nordeste”, declarou o professor.

Previsão

O professor de Climatologia, Werton Costa, relatou que a expectativa é que as fortes chuvas atinjam apenas a primeira quinzena de abril. “A previsão é de manutenção das condições de chuva, de estabilidade. A zona de convergência intertropical, que traz as chuvas, continua muito ativa. A gente sabe que a estação vai até maio, mas as chuvas estão concentradas em abril. Então, a gente ainda vai ter alguns temporais principalmente no Norte até o centro norte, incluindo Teresina”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.