Fechar
GP1

Picos - Piauí

Vereadores defendem lei que proíbe ideologia de gênero nas escolas de Picos

Francisco das Chagas de Sousa e José Luís de Carvalho criticaram a posição do Procurador Geral de Justiça que entrou com uma Adin.

Os vereadores Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha e José Luís de Carvalho, ambos do PTB, reagiram com indignação ao tomarem conhecimento da Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo Procurador Geral de Justiça, Cleando Alves Moura.

Na Adin, o representante do Ministério Público Estadual pede a suspensão da Lei que proíbe a disciplina de gênero nas escolas públicas e privadas do município de Picos. O texto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal em 2017 e sancionado no início de 2018.

“Recebo essa notícia com tristeza! Primeiro por esse posicionamento do Procurador Geral de Justiça e, em segundo lugar me surpreendo por saber que o Ministério Público está legislando. Não sabia que esse órgão poderia legislar”, ironizou o vereador Chaguinha, acrescentando que vai se inteirar melhor da situação para poder se posicionar melhor.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Vereador Chaguinha critica posição do Ministério PúblicoVereador Chaguinha critica posição do Ministério Público

O autor da proposta lembrou, no entanto, que a manifestação do Ministério Publica não é algo definitivo em relação à lei, apenas o Procurador Geral se manifestou contrário à proposta. “Vamos esperar a posição do Judiciário e quanto a isso estamos tranquilos, pois fizemos a discussão correta aqui na Câmara e o projeto foi aprovado por unanimidade” – destacou Chaguinha.

José Luís

Já o vereador José Luís de Carvalho (PTB), que é evangélico, disse que ficara muito triste com o posicionamento do Procurador Geral de Justiça, pois, segundo ele, a lei foi aprovada após uma ampla discussão com os mais variados segmentos da sociedade civil organizada de Picos.

“Fico surpreso quando o Ministério Público se manifesta pela revogação da lei! Antes de aprovar o texto tivemos parecer da assessoria jurídica da Câmara atestando que a matéria é constitucional, a proposta passou pelas comissões técnicas e após toda tramitação foi votada e aprovada, por unanimidade, pelo plenário” – lembrou o vereador José Luís.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Vereador José Luís defende manutenção da leiVereador José Luís defende manutenção da lei

No entanto, o vereador minimiza a posição do Ministério Público, acrescentando que vale mesmo é a decisão do Poder Judiciário e, ele acredita que será favorável a manutenção da lei, que representa o desejo da esmagadora maioria da população picoense.

“A matéria foi aprovada por essa casa após várias audiências públicas com a participação de lideranças religiosas, católicos e protestantes, e de outros segmentos da sociedade. Trata-se de uma lei que não tira direito de ninguém, diz apenas que não há necessidade de discussão desse tema nas escolas” – argumentou o vereador José Luís.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.