Fechar
GP1

Lagoa do Piauí - Piauí

Wellington decreta estado de emergência sanitária em Lagoa do Piauí

O decreto nº 18.197 foi assinado na segunda-feira (08) e publicado no Diário Oficial do Estado no mesmo dia.

O governador Wellington Dias decretou estado de emergência zoosanitária na área afetada por peste suína clássica (PSC) no município de Lagoa do Piauí. O decreto nº 18.197 foi assinado na segunda-feira (08) e publicado no Diário Oficial do Estado no mesmo dia.

De acordo com o documento, foi considerada a confirmação de ocorrência de foco da peste suína clássica no território do Piauí, além da necessidade da imediata aplicação de medidas específicas para contenção e eliminação do agente viral, prevenindo sua disseminação para outras áreas do Estado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador do Piauí, Wellington DiasGovernador do Piauí, Wellington Dias

Segundo o art. 2º, ficam interditadas todas as propriedades rurais e outros estabelecimentos com suínos e produtos que representam risco para manutenção ou difusão da doença, localizados na área de emergência zoosanitária de onde está proibida a saída de suínos e de demais produtos de risco para a PSC.

Consta ainda que o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (ADAPI) está autorizado a expedir diretrizes e medidas de manejo integrado da doença, incluindo produtos já registrados no país e recomendações obtidas a partir de pesquisas efetuadas no âmbito nacional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo do Piauí toma medidas para erradicar peste suína

Ministério da Agricultura confirma foco da peste suína no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.