Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Teresa Britto compara Hospital Justino Luz a uma estrebaria

Declaração foi feita após visita às instalações do hospital ao lado dos demais membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí.

José Maria Barros/GP1 1 / 12 Deputados conversam com paciente Deputados conversam com paciente
José Maria Barros/GP1 2 / 12 Deputados fazem perguntas a paciente do Hospital Justino Luz Deputados fazem perguntas a paciente do Hospital Justino Luz
José Maria Barros/GP1 3 / 12 Equipamentos abandonados Equipamentos abandonados
José Maria Barros/GP1 4 / 12 Equipamentos velhos Equipamentos velhos
José Maria Barros/GP1 5 / 12 Local não tem climatização Local não tem climatização
José Maria Barros/GP1 6 / 12 Obra está inacabada Obra está inacabada
José Maria Barros/GP1 7 / 12 Paciente aguarda transferência em local insalubre Paciente aguarda transferência em local insalubre
José Maria Barros/GP1 8 / 12 Pacientes à espera de atendimento Pacientes à espera de atendimento
José Maria Barros/GP1 9 / 12 Pacientes esperam atendimento nos corredores Pacientes esperam atendimento nos corredores
José Maria Barros/GP1 10 / 12 Pacientes aguardando atendimento Pacientes aguardando atendimento
José Maria Barros/GP1 11 / 12 Teresa Brito diz que vai cobrar providências ao governador Teresa Brito diz que vai cobrar providências ao governador
José Maria Barros/GP1 12 / 12 Diretora do Hospital diz que toda ajuda é bem vinda Diretora do Hospital diz que toda ajuda é bem vinda

Chocada com o quadro ao qual se deparou a deputada estadual Teresa Britto (PV), comparou alguns setores do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, a uma estrebaria. A deputada é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado e fez uma visita à unidade nesta segunda-feira (27), juntamente com os demais membros, os deputados Francisco Costa (PT), Lucy Soares (PP) e Gustavo Neiva (PSB).

A declaração foi feita logo após a parlamentar, juntamente com os demais membros da Comissão, visitar as instalações do Hospital Regional Justino Luz. Durante a vistoria, foi constatado também que as obras da segunda etapa da urgência, das alas A (obstetrícia) e B (clínica médica), além do Centro de Partos Normais, estão paralisadas faz algum tempo.

Durante a vistoria a comissão se deparou com pacientes em macas nos corredores e numa espécie de galpão improvisado, onde, segundo a deputada Teresa Britto, as paredes não têm portas, nem janelas e não existe climatização, não tem nada, um local insalubre.

“Então, foi muito chocante num primeiro momento! Já solicitamos que sejam retirados os pacientes daquele lugar, que é um local insalubre, é negligência, não pode acontecer. A primeira providência é retirar todos os pacientes daquele local e transferi-los para um lugar mais apropriado, que ao menos não seja insalubre” – recomendou a deputada Teresina Brito.

Objetivo da visita

A presidente da Comissão de Saúde da Alepi disse que o objetivo da visita é vê todos os problemas enfrentados pelo Hospital Justino Luz, em Picos. Eles chegaram ao conhecimento dos deputados através de denúncias de pacientes e de servidores que relataram a precarização dos serviços, assim como o atraso de salário para algumas categorias, especialmente os terceirizados e contratados.

“Aqui em Picos constatamos um quadro preocupante! Ali no Grupo PS já vimos que os pacientes estão trazendo os lençóis de casa. Isso é insalubre e pode aumentar o risco do paciente, que fica mais exposto a uma infecção” – alertou a deputada Teresa Brito.

Segundo a parlamentar, a Comissão também ficou sabendo que o Hospital Justino Luz tem um déficit orçamentário de R$ 600 mil por mês para custeio. Além de problemas de higienização, infraestrutura, superlotação e atraso nos salários de servidores terceirizados e contratados.

“Primeiro nós viemos vê a situação de perto e depois vamos elaborar um relatório e entregar ao governador Wellington Dias (PT), ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde. Vamos cobrar do governador, pois ele tem que destinar recursos, fazer essas reformas e dá condições ao hospital, que é referência para a região, funcionar a contento” – apontou Teresa Brito.

Outro lado

A diretora do Hospital Justino Luz, médica Patrícia Batista, disse que a visita da Comissão de Saúde da Alepi pode contribuir com a luta que ela vem travando para melhorar as condições de atendimento da unidade.

“Toda ajuda é bem vinda, tanto da sociedade civil organizada, como da Assembleia Legislativa. Quanto mais olhares, quanto mais pensamentos, quanto mais forças e nos unirmos para trazermos melhorias para hospital, mais investimentos para esse hospital, melhor. Precisamos de destinação de mais recursos para esse hospital, não apenas recursos financeiros, mas estrutura para que possamos receber melhor a nossa população e atender melhor nossos pacientes” – afirmou Patrícia Batista.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.