Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vereadores vão destinar 20% das emendas para a Saúde em Teresina

A parlamentar destacou ainda que as emendas serão uma colaboração da Câmara para fortalecer as ações da saúde no município de Teresina.

A Câmara Municipal de Teresina decidiu, nesta terça-feira (28), que 20% das emendas impositivas de cada vereador serão destinadas para a Saúde. A decisão se deu após ampla discussão acerca da proposta do prefeito Firmino Filho (PSDB), que por meio da Lei de Diretrizes Orçamentarias queria destinar 50% das emendas para a Saúde do município.

Em contraproposta, o presidente da Câmara, Jeová Alencar (PSDB), sugeriu ao prefeito que a porcentagem da verba dos vereadores destinadas à Saúde fosse de 15%. Após se reunir com a líder de Firmino na Câmara, vereadora Graça Amorim, o percentual ficou fechado em 20%.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Vereadora Graça AmorimVereadora Graça Amorim

“Em uma negociação com o prefeito Firmino Filho, que foi bastante aberto e sensato, considerando o valor das nossas emendas, nós fizemos uma conversação com todos os 29 vereadores e chegamos à conclusão de 20% das emendas individuais destinadas para a área da saúde”, afirmou Graça.

A parlamentar destacou ainda que as emendas serão uma colaboração da Câmara para fortalecer as ações da saúde no município de Teresina.

Questionada se a oposição aceitou o acordo, Graça garantiu que sim. “Há consenso, houve toda uma conversa, um diálogo [com a oposição]”, declarou.

Presidente da Câmara

Jeová destacou que os outros 80% serão destinados para as outras áreas: “Nós conversamos e entramos em entendimento com a líder do prefeito, Graça Amorim e fizemos um acordo em um percentual de 20% do orçamento de nossas emendas impositivas exclusivo para a Saúde e os outros 80% vamos destinar às demais áreas de acordo com as necessidades dos bairros e de acordo com a vontade de cada vereador”, declarou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Jeová AlencarJeová Alencar

Para o vereador, a medida do prefeito engessaria a liberdade dos vereadores. “Não podemos engessar um ganho dos vereadores. Cada vereador tem direito a R$ 800 mil para indicar para Saúde, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Pavimentação Asfáltica, mas entramos em entendimento e ficou acertado”, finalizou.

A LDO precisa ser aprovada na comissão técnica da Câmara de Teresina e posteriormente no plenário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jeová Alencar defende liberdade de vereadores para destinar emendas

Firmino Filho diz que lei resguarda emenda de 50% para Saúde

Câmara propõe 15% de verba dos vereadores para Saúde de Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.