Fechar
GP1

Picos - Piauí

MP pede que Florentino Neto regularize situação do hospital de Picos

Na recomendação o promotor Antônio César afirmou que uma inspeção realizada no Hospital Regional Justino Luz constatou diversas irregularidades.

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor Antônio César Gonçalves Barbosa, expediu recomendação no dia 29 de maio ao secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e ao presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, para que seja realizada a reparação de aparelhos e os pagamentos em atraso para os profissionais de saúde do Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

Na recomendação o promotor afirmou que uma inspeção realizada pelo Ministério Público no Hospital Regional Justino Luz constatou diversas irregularidades, como: o equipamento que realiza hemodiálise para pacientes de UTI estar inoperante; o eletrocardiograma só funciona para pacientes de UTI; faltam materiais e equipamentos necessários a atos cirúrgicos e ao pleno desenvolvimento de todos os 10 leitos de UTI, só havendo 07 em funcionamento; a constante não realização de procedimentos médicos que exigem os aparelhos de raio x e tomografia face avarias sofridas, embora em funcionamento no momento da inspeção; a não prestação dos serviços médicos de neurocirurgia e de bucomaxilofacial e o fato dos profissionais médicos estarem com os salários atrasados.

  • Foto: Helio Alef/GP1Florentino NetoFlorentino Neto

Devido dessa situação, o promotor Antônio César expediu recomendação pedindo que Florentino Neto e Pablo Santos “realizem o imediato conserto dos aparelhos que realizam hemodiálise e eletrocardiograma, o fornecimento dos materiais e equipamentos necessários ao atos cirúrgicos e para o funcionamento de todos os leitos de UTI, assim como a entrega aos usuários do SUS em Picos de serviços médicos de neurocirurgia e bucomaxilofacial e o pagamento dos profissionais médicos com salários atrasados, ante sua flagrante ilegalidade”.

Ele ainda recomendou que seja realizada a instauração de procedimento administrativo para apuração das constantes avarias ocorridas nos equipamentos para realização de exames e procedimentos, assim como a demora nos reparos.

O promotor explicou que “a omissão na adoção das medidas recomendadas pode implicar o manejo de todas as medidas administrativas e ações judiciais cabíveis contra os que se mantiverem inertes, inclusive quanto à prática de improbidade administrativa”.

Pedido de interdição

A deputada estadual Teresa Britto (PV) afirmou na terça-feira (28) que vai pedir ao Conselho Regional de Medicina a interdição de uma das alas do Hospital Justino Luz. Ela chegou a comprar o hospital a uma estrebaria.

Na última segunda-feira (27), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) visitou o hospital. Na ocasião a deputada Teresa Britto chegou a afirmar que o local estava parecendo uma estrebaria, isso porque foram encontrados pacientes em galpão improvisado, sem portas, nem janelas ou qualquer tipo de climatização.

A diretora do Hospital Justino Luz, a médica Patrícia Batista, se manifestou sobre a situação, alegando que a visita da Comissão de Saúde da Alepi pode contribuir com a luta que ela vem travando para melhorar as condições de atendimento da unidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Teresa Britto vai pedir interdição de ala do Hospital Justino Luz

Teresa Britto compara Hospital Justino Luz a uma estrebaria

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.