Fechar
GP1

Picos - Piauí

Obra de reforma da Catedral de Picos será retomada nesta quarta

O serviço será retomado nesta quarta-feira, 3 de julho, com a retirada do restante do piso antigo.

José Maria Barros/GP1 1 / 7 Operários começaram nesta terça-feira a retirada dos bancos da Catedral Operários começaram nesta terça-feira a retirada dos bancos da Catedral
José Maria Barros/GP1 2 / 7 Bancos da Catedral são levados para o bairro Belo Norte Bancos da Catedral são levados para o bairro Belo Norte
José Maria Barros/GP1 3 / 7 Durante a semana as celebrações acontecerão no Salão Paroquial Durante a semana as celebrações acontecerão no Salão Paroquial
José Maria Barros/GP1 4 / 7 Operários levam bancos da Igreja para outro local Operários levam bancos da Igreja para outro local
José Maria Barros/GP1 5 / 7 Piso antigo já não era o original em alguns pontos da Catedral Piso antigo já não era o original em alguns pontos da Catedral
José Maria Barros/GP1 6 / 7 Recomeça nesta quarta-feira retirada do piso antigo da Catedral Recomeça nesta quarta-feira retirada do piso antigo da Catedral
José Maria Barros/GP1 7 / 7 Termina impasse sobre troca do piso da Catedral de Picos Termina impasse sobre troca do piso da Catedral de Picos

Após mais de dois meses paralisadas, as obras de reforma da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, serão retomadas nesta quarta-feira, 3 de julho. A empresa responsável pela retirada do piso começou hoje, 2, a esvaziar as dependências do templo, levando os bancos de madeira para outros locais.

O mestre de obras responsável pela retirada do piso antigo da Catedral confirmou para a reportagem do GP1, que o serviço será retomado na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, 70 dias após sua paralisação.

Alguns dos bancos de madeira que servem de assentos para os fiéis que frequentam a Catedral de Picos, foram levados pela manhã para o Salão Paroquial, enquanto o restante nesta tarde para um imóvel situado no bairro Belo Norte.

No período em que a reforma estiver em andamento, às missas de segunda a sexta-feira serão celebradas no Salão Paroquial. Aos sábados e domingos as celebrações acontecerão nas dependências da Catedral, onde serão colocadas cadeiras para os fiéis e retiradas logo após a celebração.

Impasse

A troca do piso da Catedral teve início em 22 de abril e foi paralisada dois dias depois por recomendação do Ministério Público Estadual. A promotora de justiça Karine Araruna Xavier utilizou-se da Lei Municipal Nº 2866/2017 para solicitar o embargo da obra dentro de um prazo de 24 horas e, foi atendida pelo bispo Dom Plínio José.

Antes da execução do projeto a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios promoveu dois plebiscitos para consultar a opinião dos católicos sobre a troca do piso da Catedral e, nas duas oportunidades por maioria expressiva o povo se manifestou a favor. Na última consulta 1.167 foram a favor, 300 contra e 30 se disseram indiferentes.

Parecer favorável

Após um impasse que perdurou por mais de dois meses, finalmente foi dada a autorização para que a reforma seja retomada. No último dia 11 de junho, a Secretaria Municipal de Cultura emitiu um parecer favorável à obra de reforma da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos.

O parecer foi um pedido do Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Porém, antes de emitir uma opinião, o secretário municipal de Cultura, Iata Rodrigues, consultou o Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz, para orientá-lo.

“A Secretaria Municipal de Cultura de Picos declara que, após a análise do projeto de obras e serviços de engenharia apresentados pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, se constatou que a intervenção não descaracteriza o edifício da Igreja Catedral de Picos, tombado pela Lei Municipal nº 2866/2017” – escreveu Iata Rodrigues.

Lei de tombamento

De autoria do líder da oposição, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), a lei de tombamento foi aprovada, por unanimidade, em duas sessões pela Câmara Municipal de Picos e sancionada pelo prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), em 11 de dezembro de 2017.

A matéria tramitou na Câmara Municipal de Picos, foi posta em votação duas vezes, aprovada , sancionada pelo prefeito Padre Walmir e publicada no Diário Oficial dos Municípios, sem que fosse ouvida ou sequer comunicada a Diocese de Picos ou a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, que são responsáveis pela Catedral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.