Fechar
GP1

Corrente - Piauí

Wellington Dias inaugura ampliação de UTI no hospital de Corrente

Agora com sete leitos de UTI, unidade de saúde passa ser considerada de média e alta complexidade.

O governador Wellington Dias segue no extremo sul do estado inaugurando e autorizando diversas obras. Neste sábado (24), o chefe do Executivo piauiense inaugurou a reforma e implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente. Na cidade, ele também autorizou a reforma de escolas da rede estadual de ensino pelo PRO Educação e obras de asfaltamento e de abastecimento de água.

O hospital foi ampliado para tratamento de pacientes com a Covid-19 em Corrente. A unidade foi reformada e teve a estrutura física ampliada, contando agora com sete leitos de estabilização e treze leitos clínicos para atendimento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

“Aqui hoje estamos colocando o que é a essencial do PRO Piauí, da retomada para o desenvolvimento, que tem uma vertente social e econômica. A ampliação do hospital garante as condições de salvar vidas, o que antes teria que ir para Teresina, agora pode ser feito em Corrente”, disse o governador.

Também foi instalada uma nova central de oxigênio, que agora passa a ser canalizado, o que traz mais eficiência nos procedimentos. A unidade de saúde passa a oferecer atendimento de média e alta complexidade, contando com 20 leitos equipados e com escala de profissionais à disposição dos pacientes suspeitos ou diagnosticados com Covid-19.

No município, o gestor estadual autorizou investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões para a reforma, ampliação e climatização do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Dr. Dionísio Rodrigues Nogueira, da Unidade Escolar Desembargador João Pacheco Cavalcante, da Unidade Escolar Joaquim Lustosa e da Unidade Escolar Coronel Justino Cavalcante Barros. Nas duas últimas serão construídas quadras poliesportivas, por meio do PRO Educação.

“No PRO Piauí temos uma preocupação e uma prioridade para a educação, que é o PRO Educação, no qual estamos fazendo um investimento que vai superar R$ 1 bilhão. A escola Dionísio Rodrigues é uma unidade que já está bem próximo daquilo que desejamos de estrutura, com mais ou menos 500 alunos. Já tem uma modelagem de tempo integral na educação básica junto com a educação profissionalizante e agora vai receber laboratórios, climatização, um auditório, ou seja, são investimentos que completam a necessidade da escola. Vamos modernizar também a escola João Pacheco, que vai ser adequada para ter tudo o que uma boa escola precisa. Então, estamos trabalhando para termos escolas que dê conta da missão da educação básica, sempre primando pelo aumento da qualidade do Ideb e a profissionalização, que é outro foco importante, além da educação para jovens e adultos”, destacou Dias.

A deputada federal Rejane Dias ressaltou a importância dos investimentos na educação do estado. “Estou muito feliz em presenciar esses investimentos tão importantes para Corrente e região, sobretudo na educação, eu que fui secretária de educação sei o quanto nossa rede física precisava passar por uma reforma ampla, no sentido deixar as escolas adequadas. Então, nesse projeto todas as escolas de Corrente passarão por uma intervenção, a ideia é que tenham quadra, refeitório, biblioteca, as salas de recurso para os estudantes com deficiência. Além disso, o hospital também, que recebeu investimentos e estamos aqui para colaborar enquanto bancada federal e ajudar a cidade de Corrente a se desenvolver e que as pessoas tenham acesso a serviços públicos dignos”, disse Rejane Dias.

Wellington Dias autorizou ainda ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a restaurar as PIs 257 e 255 no trecho Parnaguá a Corrente. Além da ordem de serviço para a restauração do trecho Curimatá-Parnaguá-Corrente e para a conservação e manutenção da malha rodoviária estadual no trecho entroncamento PI-255 entre Corrente e Sebastião Barros. Autorizou ainda a Agespisa a tomar as providências necessárias para solução no abastecimento de água do município de Corrente, em especial na região dos bairros Aeroporto e Jacolândia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.