Fechar
GP1

Inhuma - Piauí

Ministério da Agricultura confirma novo foco de peste suína no Piauí

A doença foi encontrada em um criatório de suínos para subsistência na cidade de Parnaíba.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou nessa segunda-feira (05) que foi localizado foco da Peste Suína Clássica (PSC) no município de Parnaíba, norte do Piauí.

O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pedro Leopoldo (MG) e o caso foi registrado em um criatório de suínos para subsistência na cidade de Parnaíba.

A Peste Suína Clássica, a chamada febre suína, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta somente suínos e javalis, não oferece riscos à saúde humana. O último caso da doença no Piauí foi registrado em novembro do ano passado.

“A ocorrência já foi notificada pelo Ministério à OIE e não há justificativas para restrições ao comércio internacional de suínos e seus produtos. O último foco de PSC no Piauí foi encerrado em novembro de 2019”, afirmou o Mapa por meio de nota.

A propriedade em que foi identificado o foco da doença foi interditada. O serviço veterinário estadual está adotando os procedimentos para erradicar a peste suína do local. Esse procedimento inclui o sacrifício desses animais e desinfecção do criatório, além de investigações para rastreamento de provável origem e vínculos epidemiológicos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.