Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Explosão próximo a subestação Jóquei deixa bairros sem energia em Teresina

O novo desabastecimento na região foi provocado após a explosão de duas chapas isoladoras (dissipadores), que servem para evitar que a corrente elétrica passe dos fios para o poste.

Moradores e comerciantes de diferentes pontos da zona leste de Teresina voltaram a sofrer com as constantes faltas de energia por conta de poucos minutos de chuva. O bairro São Cristóvão, por exemplo, segue sem energia elétrica desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (04), situação que já se perdura por mais de 12 horas.

No bairro São Cristóvão o problema inicial foi a queda de fios alimentadores de média tensão, após fortes chuvas acompanhadas de vendavais, que causaram o rompimento da fiação elétrica. Após 10h de trabalho uma equipe da empresa Equatorial Piauí conseguiu restabelecer a energia na região, mas foi por apenas 2 minutos.

  • Foto: Fábio Wellington/GP1Postes de energia elétricaPostes de energia elétrica

O novo desabastecimento na região foi provocado pela explosão de duas chapas isoladoras (dissipadores), que servem para evitar que a corrente elétrica passe dos fios para o poste, na rede de alta tensão em frente a uma revendedora de automóveis, na Avenida João XXIII, ao lado da Subestação Jóquei, na zona leste da Capital. Vários bairros que ficam na região da subestação foram afetados.

Um vendedor de carro que estava negociando um veículo da hora do ocorrido conversou com o GP1. “Foi uma explosão muito forte, inclusive os estilhaços dessas peças caíram em cima de um dos nossos veículos, mas não causou muitos danos”, relatou o vendedor que preferiu não se identificar.

Incompetência da Equatorial

Desde que começou a chover forte no último domingo (01), os piauienses, sobretudo os que moram na capital, se depararam com um transtorno já recorrente: a falta de energia elétrica, problema esse que se intensificou desde o dia 17 de outubro de 2018, data em que a empresa Equatorial assumiu o lugar da antiga Eletrobras/Cepisa, ficando responsável pela distribuição de energia em todo o Piauí.

Relatos recebidos pelo GP1 dão conta da incompetência da concessionária em solucionar um problema que já perdura quase três dias. Em quase toda a Teresina surgem reclamações de falta e/ou oscilação de energia, fios elétricos caídos (um grande risco a população) e aparelhos queimados pela oscilação. No interior do estado não é diferente, o transtorno se espalhou Piauí afora.

Autoridades inertes

Não fosse a população, que nesta terça-feira (03) foi às ruas em protesto contra esse descaso, teríamos apenas o silêncio em relação a essa gestão desastrosa da Equatorial Piauí. Não se vê qualquer manifestação por parte do procurador chefe do Ministério Público Federal no Piauí, Israel Gonçalves Santos Silva, da procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, representante máxima do Ministério Público do Piauí, nenhuma manifestação do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins, do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Abelardo Pio Vilanova, nem do governador Wellington Dias, do prefeito Firmino Filho, dos deputados, tampouco do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar ou de qualquer vereador. Cada um desses, com suas atribuições específicas, poderiam intervir de alguma forma em prol do povo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sintepi denuncia demissão em massa pela Equatorial-Cepisa

Moradores protestam contra falta de energia no Parque Mão Santa

Parque Mão Santa já está há mais de 24 horas sem energia elétrica

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.