Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino empossa novos membros do Conselho de Saúde de Teresina

O Conselho é responsável por formular estratégias e controlar a execução da política de saúde da capital piauiense.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), empossou na tarde desta terça-feira (22) os novos membros do Conselho de Saúde de Teresina, que é vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS) e composto por representantes do poder público e da sociedade civil.

O Conselho é responsável por formular estratégias e controlar a execução da política de saúde da capital piauiense. Devido às medidas restritivas para impedir a propagação do novo coronavírus (covid-19), a solenidade foi realizada de forma online.

Foto: Ascom/PMTFirmino Filho
Firmino Filho

Segundo Firmino Filho, o Conselho é uma importante ferramenta na regulação e fiscalização nos serviços de saúde prestados à população.

“O Conselho de Saúde de Teresina tem história e trabalha de forma combativa, participativa e já contribuiu muito com o desenvolvimento da saúde da capital. Eu não tenho a menor dúvida de que nos próximos anos todos os novos conselheiros, que estão representando as várias entidades, vão deixar também a sua contribuição na construção da saúde da cidade de Teresina”, ressaltou o prefeito.

O Conselho é formado por 64 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes. A distribuição das vagas é proporcional, ou seja: 50% usuários, 25% trabalhadores da saúde e 25% prestadores de saúde e gestores. Os conselheiros atuam no controle social do SUS, colaborando na construção de políticas públicas para a saúde e contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

Nos 29 anos de existência, o Conselho tem sito responsáveis pelo processo de construção de nova relação na saúde e do fortalecimento do SUS em Teresina. Entre as suas atribuições estão a avaliação, acompanhamento e fiscalização da programação e execução orçamentária e financeira do Fundo Municipal de Saúde, assim como a aprovação, a cada quatro anos, do plano Municipal de Saúde.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.