Fechar
GP1

Uruçuí - Piauí

Uruçuí recebe pontos de internet do Programa Piauí Conectado

Os pontos instalados contemplam secretarias e órgãos públicos, como escolas, defensorias, delegacias e hospitais.

O município de Uruçuí, localizado a 453 quilômetros de Teresina, é mais uma das cidades do Sul do Piauí que está recebendo pontos de internet fornecidos pela Piauí Conectado. Estão sendo instalados 19 pontos na Capital dos Cerrados neste mês de janeiro, em mais uma etapa de implantação da empresa, que visa levar melhorias na gestão pública estadual através de links de internet de qualidade.

Os pontos instalados contemplam secretarias e órgãos públicos, como escolas, defensorias, delegacias e hospitais. A cidade está entre as escolhidas por configurar como a maior do estado em extensão territorial, possuindo mais de oito mil quilômetros quadrados e 20.085 habitantes. Além disso, consta desde o ano 2000 na lista dos municípios brasileiros que mais crescem nos setores econômicos, apresentando crescimento de 27% a 28% nessa área.

O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, explica que o objetivo é atender com maior celeridade a demanda de serviços de Uruçuí. “Temos visto resultados bastante satisfatórios em outras cidades e acreditamos que Uruçuí também vai ver uma melhora. São 30 megabytes de internet em cada ponto, o que vai garantir que os serviços sejam realizados conforme a necessidade, desafogando o sistema”, disse.

Para o prefeito, Francisco Wagner Pires Coelho, a novidade é de grande importância para a melhoria do serviço público. “Internet de cidade do interior é pequena e agora vai chegar uma nova com toda essa potência. Vai nos ajudar a resolver tantos problemas que estamos enfrentando e essa chegada vai ser útil principalmente no Espaço Cidadão, que é onde a população se dirige para resolver seus problemas, onde mais se necessita de um retorno rápido”, finalizou o gestor.

Além do município, outras quatro cidades do Sul do estado estão recebendo a internet neste mês, sendo elas: Bom Jesus, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e São João do Piauí.

Você sabia?

Uruçuí é localizada na região do Cerrado piauiense, o que propicia o crescimento da cidade através da produção agrícola. Parte do crescimento econômico se dá em virtude da grande produção de grãos, responsável pela geração de emprego e renda no município. Conhecida por seu enorme potencial na economia, a cidade é alvo de grandes empresas de outros estados, que migram com o intuito de explorar a terra e sua prosperidade agroexportadora. A elevação da produção, principalmente da soja, faz com que a cidade se torne referência dentro do mercado.

O município apresenta condições naturais que proporcionam abertura para a produção agrícola, como hidrografia, vegetação e topografia. Isso, junto do preço pelo qual as terras eram vendidas, contribuiu para a instalação de grandes empreendimentos na área do agronegócio. O avanço dessa atividade também possibilita o desenvolvimento tecnológico, visto que a produção exige aparelhamento de alta capacidade para a produção em larga escala. Essa novidade gera novos perfis de trabalho, modernizando também a mão de obra da região.

Em 2019, o município se tornou referência em preservação ambiental ao conquistar o selo A do ICMS Ecológico, pontuando em 8 categorias importantes e sendo reconhecido nacionalmente. Esse selo é oferecido para cidades que desenvolvem ações que priorizem a conscientização pelo bem do meio ambiente e possibilita que possuam acesso a parcelas maiores de recursos financeiros arrecadados pelo Estado para este fim.

A Piauí Conectado

A Piauí Conectado é uma empresa que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí. O objetivo da concessão administrativa é a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública e população piauienses.

Sua atuação no estado começou efetivamente em junho de 2019, quando foi emitida a Ordem de Serviço para que fosse iniciado o processo de modernização e universalização da internet no estado. Atualmente, já está em 25 cidades do Piauí, sendo elas Água Branca, Altos, Amarante, Barras, Buriti dos Lopes, Cocal, Campo Maior, Esperantina, Floriano, Ilha Grande, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, Piracuruca, Teresina, União, Uruçuí, Bom Jesus, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e São João do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.