Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Bancários protestam contra o fechamento de agências em Teresina

A mobilização é contra o programa de reestruturação do banco, que inclui o PDV (Plano de Demissão Voluntária) e o fechamento de agências em todo o Brasil.

Alef Leão/GP1 1 / 10 Bancários realizam manifestação contra programa de reestruturação da Caixa Bancários realizam manifestação contra programa de reestruturação da Caixa
Alef Leão/GP1 2 / 10 Bancários protestam na Caixa Econômica Federal Bancários protestam na Caixa Econômica Federal
Alef Leão/GP1 3 / 10 Ato na frente da Caixa Econômica Federal Ato na frente da Caixa Econômica Federal
Alef Leão/GP1 4 / 10 Dali Medeiros Dali Medeiros
Alef Leão/GP1 5 / 10 Francisca de Assis Francisca de Assis
Alef Leão/GP1 6 / 10 Ato em frente a Caixa Econômica Ato em frente a Caixa Econômica
Alef Leão/GP1 7 / 10 Bancários realizam ato na frente da Caixa Econômica Federal Bancários realizam ato na frente da Caixa Econômica Federal
Alef Leão/GP1 8 / 10 Caixa Econômica Federal Caixa Econômica Federal
Alef Leão/GP1 9 / 10 Manifestação dos bancários em Teresina Manifestação dos bancários em Teresina
Alef Leão/GP1 10 / 10 Dali Medeiros Dali Medeiros

Os funcionários da Caixa Econômica Federal fizeram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (13), na agência Caixa Costa e Silva, localizada na Avenida José dos Santos e Silva, na região Centro-sul de Teresina.

A mobilização é contra o programa de reestruturação do banco, que inclui o PDV (Plano de Demissão Voluntária) e o fechamento de agências em todo o Brasil. Em entrevista ao GP1, o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Dali Medeiros, explicou que o programa de reestruturação ameaça vários trabalhadores no país.

“É uma reforma administrativa que mexe nos trabalhadores, são 32 superintendências que vão fechar em todo o país. Ao todo temos 81 superintendências, então vai ser fechado praticamente a metade, e esse pessoal vai ser deslocado para onde!? A perspectiva também é de fechamento de agências, assim como aconteceu no Banco do Brasil, porque é o mesmo projeto”, relatou o presidente.

No momento o projeto está suspenso por causa de uma medida cautelar na justiça, que ainda pode ser derrubada. Ele comentou que ainda não tem uma previsão de quantas agências irão fechar no Piauí, mas que todos os setores da sociedade serão prejudicados pelas mudanças.

“A Caixa já está vendendo os ativos, vendeu parte das loterias. Dos valores milionários que a loteria arrecada, nós temos 15% só para a seguridade social, olha o tamanho do valor que vai para seguridade social, além de outros programas sociais. Isso indo para o setor privado não vem mais para a sociedade. Na medida em que encolhem a empresa, está prejudicando também a sociedade que paga o imposto e que paga os bancos para ter uma conta. Nós ainda não recebemos a lista com a previsão de quantas agências serão fechadas no Piauí”, comentou.

Uma das diretoras da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal no estado, Francisca de Assis, disse que atualmente são 650 pessoas empregadas pelo banco no Piauí, mas esse número já foi de 1100 empregados.

“No Piauí são 46 agências, elas estão ameaçadas de redução por causa da falta de empregados, o que está obrigando a redução dos espaços e a presença da empresa. Cerca de 20 cidades do Piauí possuem agências da Caixa, então nós temos uma presença muito baixa, mas se os bancos públicos saírem das cidades, o povo vai ficar desbancalizado e os bancos privados não irão atender nenhumas das necessidades do povo”, relatou.

Outro lado

O GP1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal, que enviou nota informando que serão criadas novas superintendências e que haverá um aumento de 5 mil vagas de gerentes e assistentes nas agências de todas as regiões do país.

Confira a nota na íntegra

A CAIXA está ampliando sua presença em todas as regiões do país para melhor atender a seus clientes, entes públicos e cidadãos, e fortalecer todo o relacionamento institucional do banco. Dessa forma, serão criadas mais de 350 Superintendências Executivas de Varejo, 57 Superintendências Executivas de Governo e 54 Superintendências Executivas de Habitação, além de novas Centralizadoras Nacionais, com o objetivo de realizar uma gestão da rede que assegure o padrão e a qualidade de negócios e atendimento para toda a população brasileira.

A nova estrutura integra o planejamento de 2020 para a área de Varejo do banco, com foco central no relacionamento, por meio de uma gestão mais ágil e próxima do cliente. O plano de Varejo envolve ainda novos modelos de negócios, otimização de processos e implementação de soluções tecnológicas.

Com a implementação do projeto, haverá melhoria da eficiência do banco, com racionalização de despesas administrativas e reorganização das estruturas de atendimento atuais. Com o novo modelo de Varejo, também haverá um aumento de 5 mil vagas de gerentes e assistentes nas agências de todas as regiões do país, promovendo oportunidades de ascensão de carreira por meritocracia para os empregados da CAIXA.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.