Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Plano de Desenvolvimento Regional será concluído em Parnaíba

Ação do Sebrae acontece segunda-feira (17) e terça-feira (18), em Parnaíba.

Na próxima segunda-feira (17) e terça-feira (18) acontece o 7º Encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional, Líder Planície Litorânea, sendo uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. O evento será realizado no auditório da instituição em Parnaíba.

O objetivo do programa, que teve início em agosto, é estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, por meio da integração de lideranças – gestores públicos, empresários, representantes de entidades de classe e de organizações da sociedade civil.

  • Foto: Divulgação/AscomPlano de Desenvolvimento Regional será concluído em encontro do Programa LíderPlano de Desenvolvimento Regional será concluído em encontro do Programa Líder

No 7º encontro do Líder, os participantes darão continuidade à construção do Plano Estratégico, priorizando quatro eixos considerados importantes para o desenvolvimento daquela região: Tecnologia e Inovação, Comercio e Serviços, Agroindústria, e Turismo.

“Será também um momento de definição do grupo de ignição que dará início à execução do plano de ação, com mobilização de novas lideranças e também de parceiros estratégicos. O plano de ação será apresentado de forma solene no dia 02 de abril, quando será concluída a fase operacional do programa”, explica a analista do Sebrae e coordenadora do Programa Líder no Piauí, Solange Azevedo.

Ainda segundo Solange, o plano é uma forma de delinear os caminhos de como fazer a agenda para o desenvolvimento regional, que foi definida anteriormente, ser concretizada.

A metodologia dessa sétima etapa é focada em dois processos bem diferenciados. Num primeiro momento, o grupo fará uma atividade técnica de desenho do Plano de Ação e do processo de acompanhamento e controle da fase de execução. Já numa segunda fase do encontro serão trabalhados sentimentos, afinidades e relações interpessoais.

“A ideia é criar uma ambiência favorável para uma integração ainda maior do grupo, de maneira que eles fiquem mais preparados para a fase seguinte, na qual é exigida muita doação, comprometimento e confiança entre as partes”, conclui Solange.

O PROGRAMA LÍDER

O Líder é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças com objetivo de promover a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.

Por meio desse programa, o Sebrae integra o setor privado, setor público e o terceiro setor (voluntários), trabalhando três dimensões da competitividade: a Sistêmica para gestores públicos; a Empresarial para empresários e entidades representativas; e a Estruturante, para a sociedade organizada.

O Líder Planície Litorânea conta com a participação de lideranças de 12 municípios da região norte do Piauí – Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Cocal, Cocal dos Alves, Morro do Chapéu do Piauí, Buriti dos Lopes, Bom Princípio do Piauí, Caxingó, Joaquim Pires e Murici dos Portelas.

No primeiro encontro do programa, ocorrido em agosto, foram mobilizados os participantes dessa primeira turma do Líder no Piauí. Num segundo momento, foram discutidas as vocações da região. Depois trabalhadas as competências e habilidades de um líder transformador e a importância da atuação em rede. Em outra ocasião, foi definida a agenda para o desenvolvimento regional, com macro-objetivos, estratégias e iniciativas prioritárias. A formulação da visão de futuro regional e a análise do ambiente externo e interno também foram discutidas nesse processo que culminará com o Plano Estratégico e posterior encerramento da fase operacional do Líder.

Na fase pós-operacional, serão realizados fóruns para o monitoramento dos compromissos constantes no Plano Estratégico, com o objetivo de garantir a execução eficiente e a continuidade das ações, que contribuirão para o desenvolvimento regional sustentável da Planície Litorânea do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.