Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Arquidiocese de Teresina lança Campanha da Fraternidade 2020

O tema da campanha é ‘Fraternidade e Vida: dom e compromisso’ e foi lançada na Residência Episcopal, na Avenida Frei Serafim.

Alef Leão/GP1 1 / 10 Padre Tony Batista e Wellington Dias Padre Tony Batista e Wellington Dias
Alef Leão/GP1 2 / 10 Tony Batista, Wellington Dias e Regina Sousa Tony Batista, Wellington Dias e Regina Sousa
Alef Leão/GP1 3 / 10 Padre Tony Batista ao lado de Wellington Dias Padre Tony Batista ao lado de Wellington Dias
Alef Leão/GP1 4 / 10 Dom Jacinto Dom Jacinto
Alef Leão/GP1 5 / 10 Dom Jacinto Brito Dom Jacinto Brito
Alef Leão/GP1 6 / 10 Wellington Dias Wellington Dias
Alef Leão/GP1 7 / 10 Prefeito Firmino Filho Prefeito Firmino Filho
Alef Leão/GP1 8 / 10 Firmino Filho Firmino Filho
Alef Leão/GP1 9 / 10 Cartilha informativa sobre a Campanha da Fraternidade 2020 Cartilha informativa sobre a Campanha da Fraternidade 2020
Alef Leão/GP1 10 / 10 Lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 Lançamento da Campanha da Fraternidade 2020

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quinta-feira (27) a Campanha da Fraternidade 2020, com o tema ‘Fraternidade e Vida: dom e compromisso’. O evento aconteceu na Residência Episcopal, na Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina.

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto, explicou que a Campanha da Fraternidade em como objetivo chamar atenção das pessoas que atualmente são ‘descartadas’ pela sociedade, como se suas vidas não tivessem valor. Este é o caso de imigrantes e dependentes químicos.

“Essa indiferença e esse descarte é exatamente o que queremos chamar atenção. Não podemos ser cristãos assim, não podemos ser humanos agindo dessa maneira”, explicou o arcebispo.

Dom Jacinto disse ainda que a Igreja vai cobrar das instituições. “Enquanto a gente fala a nível individual, todo mundo aplaude, mas quando se fala em nível institucional as coisas complicam porque as instituições tomam como ofensa. Não queremos ofender, queremos conclamar, queremos fazer um grito de alerta em nome de Cristo, em nome do evangelho, de que a vida é um dom e gera compromisso”, continuou Dom Jacinto.

Diálogo

O arcebispo concordou que está faltando diálogo no Brasil e afirmou que é preciso de muita conversa para poder continuar exercendo a democracia no país.

“Para que a vida possa fluir, sempre precisa de diálogo. Começa pela família, passa pela comunidade e passa pela linha institucional do país, com seus diversos segmentos sociais, é onde de fato a democracia se exerce”, concluiu

Políticos no evento

O governador Wellington Dias (PT) esteve presente no lançamento da campanha e avaliou que a campanha está atualizada com os problemas enfrentados atualmente no Brasil.

“A Campanha da Fraternidade atualizada como sempre. Ela traz uma temática muito necessária no Brasil. Veja que nós voltamos a ter um problema social grave, cresce o número de pessoas que desce à linha da pobreza, da miséria, cresce a fome, uma coisa que o Brasil estava superando”, afirmou.

“Acho que a Campanha da Fraternidade, a CNBB, em boa hora traz uma reflexão importante com base na palavra de Deus e muito centrada no Brasil”, finalizou o governador.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) também esteve presente no lançamento da campanha. “Nós vivemos em um mundo muito frio, racional, baseado nos interesses próprios, individuais e é importante para que a gente possa atender a esse chamado. Diante das injustiças, da dor e do sofrimento, cabe ao cristão ter uma ação, um gesto e é este o chamamento que a Campanha da Fraternidade nos faz”, declarou o prefeito.

Firmino ainda destacou que a Prefeitura de Teresina deve executar políticas públicas que representem o sentimento das pessoas. “Nos chama a atenção de que os projetos da prefeitura, as políticas públicas executadas pela prefeitura não devem tão somente ser políticas frias e racionais, mas devem ter uma alma, representar aquilo que o nosso povo sente. Diante das dificuldades e do sofrimento, a nossa população quer um gesto de solidariedade com relação aos problemas”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.