Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Rio Poti invade restaurante O Pesqueirinho e ameaça atingir casas

Vários quiosques do Parque Ambiental Encontro dos Rios, ainda na zona norte, foram atingidos e agora põe em risco o comércio local e comunidades ribeirinhas.

Alef Leão/GP1 1 / 9 Pescadores no bairro Poti Velho Pescadores no bairro Poti Velho
Alef Leão/GP1 2 / 9 Canoas no Rio Poti Canoas no Rio Poti
Alef Leão/GP1 3 / 9 Restaurante O Pesqueirinho Restaurante O Pesqueirinho
Alef Leão/GP1 4 / 9 As águas do Rio Poti invadiram o restaurante As águas do Rio Poti invadiram o restaurante
Alef Leão/GP1 5 / 9 Antônio Linhares Antônio Linhares
Alef Leão/GP1 6 / 9 Nível do rio sobe e invade restaurante O Pesqueirinho Nível do rio sobe e invade restaurante O Pesqueirinho
Alef Leão/GP1 7 / 9 Nível do rio no restaurante O Pesqueirinho Nível do rio no restaurante O Pesqueirinho
Alef Leão/GP1 8 / 9 Restaurante O Pesqueirinho Restaurante O Pesqueirinho
Alef Leão/GP1 9 / 9 Pescadores ao lado do restaurante O Pesqueirinho Pescadores ao lado do restaurante O Pesqueirinho

As águas do Rio Poti invadiram o tradicional restaurante “O Pesqueirinho”, localizado no bairro Poti Velho, na zona norte de Teresina, após o intenso temporal que atingiu a cidade durante a madrugada desta quarta-feira (18), e ameaça invadir casas da região.

O GP1 esteve no local e verificou a correnteza das águas do Rio Poti. A previsão é que o nível aumente ainda mais durante o período chuvoso no estado. Com isso, vários quiosques do Parque Ambiental Encontro dos Rios, ainda na zona norte, foram atingidos.

Ações emergenciais

O gerente da Defesa Civil de Teresina, Antônio Linhares, destacou que as famílias devem ser remanejadas das localidades afetadas. De acordo com ele, o nível do rio pode voltar a subir caso haja novamente o registro de chuvas na região sul do estado.

“Nós encontramos alguns locais que merecem uma atenção especial inclusive já começamos a remoção de famílias na Vila Beira Rio, próximo à Curva São Paulo; ocupação Terra Prometida, no Cristo Rei; e agora na Rua Cedro atrás do Dique do Poti Velho onde as famílias já foram removidas e abrigadas no Programa Cidade Solidária da Prefeitura Municipal”, disse o gerente.

Medidas preventivas

Antônio Linhares, mediante o avanço das águas, pediu que a população das regiões situadas em áreas de risco iminente de alagamento acione a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para a realização das medidas necessárias.

“Se a água chegar a invadir as casas ou chegar bem próxima, que eles estejam acionando a defesa civil através do número 153 e o próprio Corpo de Bombeiros atrás do 193. Saindo daqui a gente vai para a Vila Mandacaru fazer uma vistoria nessas comunidades às margens do Rio Poti”, destacou o gerente.

Conforme os dados do Serviço Geológico Brasileiro, no último domingo (15) o nível do Poti em Teresina apresentou elevação de 3,65 m. Já nesta manhã, o afluente superou a cota de inundação, fixada em 9,0 m, e agora põe em risco o comércio local e comunidades ribeirinhas.

Sdu toma providências

O superintendente executivo da SDU Sul, Paulo Roberto, afirmou nessa terça que o nível da água do Rio Poti deveria chegar a 10 metros e atingir a cota de inundação. Ele destacou que estão sendo tomadas providências com o objetivo de atender as pessoas que podem ficar desabrigadas.

Na obra da Via Sul, próxima a ponte Wall Ferraz, uma equipe da SDU está construindo um muro de contenção para evitar que a água avance.

Famílias afetadas

Nessa terça-feira (17), cerca de 50 famílias ficaram desabrigadas após um córrego transbordar e alagar várias casas na ocupação Terra Prometida, localizada no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina. A água começou a subir no final do dia anterior e a situação se agravou durante a madrugada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Poti apresenta elevação de 3,65 metros em 24h na Capital

Córrego transborda e deixa 50 famílias desabrigadas no Cristo Rei

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.