Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Lei que institui transparência no IPTU de Teresina é sancionada

A nova lei, de autoria da vereadora Cida Santiago (PSD), foi publicada nesta sexta-feira (06) No Diário Oficial do Município.

O prefeito Firmino Filho sancionou a Lei nº 5.491/2020, de autoria da vereadora Cida Santiago (PSD), que institui a Política de Transparência na Cobrança do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) no município de Teresina. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (06) no Diário Oficial do Município.

A nova legislação estabeleceu seus principais objetivos, que são: instituir uma relação de cunho cooperativo entre a administração tributária municipal e o cidadão; disponibilizar ao cidadão informações a respeito da arrecadação oriunda do tributo e da inadimplência existente; permitir o conhecimento público das variáveis que compõem o valor do tributo, especialmente os critérios que pautaram a definição da base de cálculo; e garantir ao cidadão as informações necessárias para que possa exercer seu direito à contestação do tributo lançado.

De acordo com o decreto, o guia de arrecadação do IPTU deverá conter, ou trazer em anexo, as instruções gerais relativas a prazos e condições para abertura de procedimento de revisão, reclamação, contestação ou impugnação do tributo cobrado. Tais informações devem ser disponibilizadas na internet, em endereço eletrônico a ser informado na guia entregue aos contribuintes.

Também deverão constar no endereço eletrônico as informações completas sobre a forma de cálculo utilizada para se obter o valor do tributo do imóvel, de modo a permitir a compreensão do cálculo que resulta no montante final cobrado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.