Fechar
GP1

São Pedro do Piauí - Piauí

Mãe pede ajuda para tratamento do filho com grave doença em São Pedro

Segundo a mãe, eles estão precisando tanto de doações de sangue como de doadores de medula óssea, porque o pequeno precisa urgentemente de um transplante de medula.

Francilene Barbosa de Sousa, mãe do pequeno Anthonnio Emíllyo, de apenas 2 anos e 6 meses, entrou em contato com o GP1 nesta segunda-feira (08) pedindo ajuda para o tratamento do filho, que sofre de Aplasia Medular, doença que prejudica a formação de células sanguíneas.

A família é de São Pedro do Piauí e precisa se deslocar a cada 15 dias para que o garoto faça transfusões de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), em Teresina. Segundo a mãe, eles estão precisando tanto de doações de sangue como de doadores de medula óssea, porque Anthonnio Emíllyo está precisando de um transplante de medula. Anthonnio Emíllyo tem o tipo sanguíneo O+.

  • Foto: Arquivo pessoalAnthonnio EmíllyoAnthonnio Emíllyo

“Nessa semana, tivemos um aperto muito grande, ele foi fazer o exame na terça (2) e o Hemopi ligou dizendo que não tinha nenhuma bolsa de sangue, mas com uma mobilização conseguimos as bolsas para a transfusão. Por causa da doença, ele precisa urgentemente de um transplante de medula e estamos tentando organizar uma campanha para encontrar doadores”, contou a mãe.

Ela ainda desabafou sobre as autoridades do município e disse que não tem nenhum apoio da equipe de saúde da Prefeitura Municipal de São Pedro do Piauí. Atualmente, a mãe e o menino moram em uma casa com cinco pessoas, sendo que nenhum dos dois responsáveis estão empregados.

“Somos esquecidos pelos gestores, meu filho é especial, aqui na cidade só tem ele com esse caso e nunca veio uma equipe de saúde nos visitar. Todas as consultas são feitas em Teresina e temos bastante gastos com isso. A secretaria começou a ajudar no combustível para o deslocamento, mas isso acabou há um ano, eles disseram que os gastos na prefeitura estavam altos”, relatou a mãe.

Para falar com Francilene, o número de contato é (86) 98127-1597.

Aplasia medular

A aplasia medular, ou anemia aplástica, é uma doença rara da medula óssea em que há diminuição da produção das células sanguíneas, que são normais na sua forma e funcionamento.

O paciente apresenta sintomas como sangramentos de mucosas, microssangramentos na forma de hematomas na pele, além da diminuição de um ou mais tipos de célula sanguínea. Os sinais podem aparecer subitamente ou de modo mais lento. Além dos sangramentos, pode haver quadros de anemia, fadiga, falta de ar, taquicardia, palidez, infecções frequentes, tonturas e dores de cabeça.

Em casos muito graves, o transplante de medula óssea é a única opção para o paciente.

Prefeitura de São Pedro não se manifesta

O prefeito de São Pedro do Piauí, Júnior Bill, não foi localizado pelo GP1 para comentar o caso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.