Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Alepi decreta luto oficial de três dias pela morte de Juraci Leite

O ex-parlamentar morreu nesta segunda-feira (13) aos 88 anos, vítima da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O deputado estadual Themístocles Filho (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), decretou luto oficial de três dias naquela casa pelo falecimento do ex-deputado Juraci Leite, que morreu nesta segunda-feira (13) aos 88 anos, vítima da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Em uma nota de pesar emitida em nome de toda a Assembleia Legislativa, Themístocles Filho lamentou a morte de Juraci Leite, que exerceu oito mandatos como deputado estadual, além de já ter sido presidente da Alepi.

  • Foto: Ascom AlepiJuraci LeiteJuraci Leite

“A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputados e servidores, lamentam, com profundo pesar, o falecimento do ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Juraci Leite, ocorrido na tarde desta segunda-feira (13), no Hospital São Marcos, Teresina”, diz um trecho da nota.

Por fim, o presidente da Alepi manifesta solidariedade aos familiares e amigos de Juraci Leite, decretando luto oficial de três dias. “Juraci tinha 88 anos e estava se tratando da Covid-19, mas não resistiu. Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí se solidariza com a família e aos amigos de Juraci Leite, declarando luto oficial de três dias”, concluiu a nota.

Leia a nota na íntegra:

Nota de pesar

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputados e servidores, lamentam, com profundo pesar, o falecimento do ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Juraci Leite, ocorrido na tarde desta segunda-feira (13), no Hospital São Marcos, Teresina.

Juraci tinha 88 anos e estava se tratando da Covid-19, mas não resistiu. Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí se solidariza com a família e aos amigos de Juraci Leite, declarando luto oficial de três dias.

Juraci Leite

Juraci Campelo Leite exerceu oito mandatos de deputado estadual pelo Piauí. Assumiu o cargo pela primeira vez em 1983, sendo deputado constituinte. Em 1985 foi eleito 1º secretário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Em 1993 assumiu a 1ª vice-presidência da Casa e no ano seguinte foi eleito pela quarta vez como deputado estadual. Em 1995 foi eleito presidente da Alepi por unanimidade. Em 1996 assumiu o Governo do Estado durante 15 dias.

Em 1997, foi reeleito presidente entrando para História como do cenário político nacional como o primeiro presidente de Assembleia Legislativa a conseguir a reeleição. Entre seus projetos mais conhecidos estão os da criação de seis municípios: Buriti dos Montes; Cabeceiras do Piauí; Juazeiro do Piauí; Assunção do Piauí; Milton Brandão e Lagoa de São Francisco.

Em 2014 Juraci Leite deixou a vida pública e não concorreu mais a uma vaga no legislativo, sendo homenageado em dezembro do mesmo ano pela Alepi como o deputado com maior número de mandatos atuante até então. Natural de Pedro II, filho de Cipriano José Leite e Filomena Gomes Campelo Leite, Juraci Leite era casado com Jandira Lopes Campelo Leite, teve quatro filhos e sete netos.

O parlamentar é odontologo, forma­do pela faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Foi professor de Ciências Físicas e Biológicas do Colégio Zacarias de Góes (antigo Liceu), professor do Programa de Saúde da Escola Técnica Federal do Piauí (antigo Cefet) e professor titular de odontopediatria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além disso, foi chefe do Departamento de Pato­logia e Clínica Odontológica da UFPI e dentista do antigo Ipase.

Ele faleceu após passar 12 dias internado no Hospital São Marcos, lutando contra a covid-19. Sua esposa, Jandira Leita, havia falecido há cerca de um mês. Ela também era professora da UFPI e foi fundadora da clínica odontológica infantil, com atuação na área da odontopediatria. A causa da morte dela não foi informada.

NOTÍCIA RELACIONADA

Morre esposa do ex-deputado Juraci Leite em Teresina

Ex-deputado Juraci Leite morre aos 88 anos vítima da covid-19

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.