Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Obra de revitalização da Igreja São Benedito é retomada em Teresina

Fábio Novo informou que destinou uma emenda no valor de R$ 200 mil para revitalização, mas diante da pandemia do novo coronavírus, só agora as obras puderam ser retomadas.

As obras de revitalização da Igreja São Benedito, localizada no Centro de Teresina, foram retomadas na última segunda-feira (20). A informação foi confirmada ao GP1 pelo deputado estadual Fábio Novo (PT).

O deputado informou que no fim do ano passado destinou uma emenda no valor de R$ 200 mil para revitalização da igreja, mas diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19), só agora as obras puderam ser retomadas.

  • Foto: Reprodução/WhatsAppReforma na Igreja São BeneditoReforma na Igreja São Benedito

“Isso foi destinado ano passado especificamente para ajudar na reforma da igreja e nesse momento esses recursos serão utilizados para instalações elétricas, recuperação dos óculos, que são aqueles círculos que ficam no entorno da igreja e, além disso, para pintura do teto”, disse.

Fábio Novo destacou que a obra é muito complexa e que precisa ser autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e disse que é importante manter viva a história da igreja na capital.

  • Foto: Deputado Fábio NovoFábio Novo visita obras na Igreja São BeneditoFábio Novo visita obras na Igreja São Benedito

“Essa obra é muito complexa porque tem que ser aprovada pelo Iphan. É um monumento histórico, foi construído por mãos negras, é um patrimônio histórico, símbolo de Teresina, remonta do século XIX, foi construída pelo Frei Serafim, que dá nome à nossa avenida principal e é um monumento histórico, que é tombado. A gente precisa valorizar para não perder nossa memória”, afirmou.

Manutenção de prédios históricos

O deputado criticou ainda a falta de uma política de preservação de prédios históricos na capital. “Infelizmente, Teresina não tem uma política de preservação de seus prédios históricos. No Centro mesmo muita coisa está sendo destruída para virar estacionamento. Você pode inclusive manter prédios históricos e dar funcionalidade para eles”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.