Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Uespi divulga resultado de pesquisa para início das aulas remotas

De acordo com a subcomissão de Ensino do Comitê Gestor o objetivo foi conhecer essa realidade socioeconômica dos alunos da Uespi.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) divulgou nesta sexta-feira (31) o resultado da pesquisa socioeconômica, realizada pelo Comitê Gestor de Crise. O resultado total foi de 5.003 discentes que responderam a 30 perguntas, que tratavam sobre dados sociais do aluno e da família até questões relativas aos meios de acesso à internet e a qualidade desse alcance virtual.

De acordo com a subcomissão de Ensino do Comitê Gestor o objetivo foi conhecer essa realidade socioeconômica dos alunos da Uespi, já que esses dados, quando eles entram para a universidade, são disponibilizados para o Ministério da Educação. Com ciência dessas informações, tanto o Comitê Gestor como a própria Administração Superior e suas pró-reitorias, podem pensar, debater e apresentar projetos e medidas que favoreçam a comunidade discente.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UESPIUESPI

Resultados

Pela primeira vez, a subcomissão e a própria Administração está, por meio da pesquisa, com dados sobre a escolarização dos pais dos alunos. Segundo a Uespi, é importante essa informação para se analisar as influências, as determinações que podem ter a formação escolar dos pais na formação dos seus filhos. O perfil da família também é fator para medidas da instituição que possam auxiliar e trazer benefícios no estudo e aprendizado da sua comunidade discente. Nas respostas, os pais fizeram até o ensino fundamental (31,6%) e as mães até ensino médio (33,6).

Convívio familiar

Outra pergunta do questionário foi saber com quem o discente mora atualmente, porque a universidade pode pensar em políticas de permanência quando aquele estiver, durante os estudos, em repúblicas, casas ou apartamentos alugados. Os alunos, na maioria, com 75,9% moram com pais ou parentes.

E dando continuidade as questões relativas aos aspectos do convívio familiar, o questionário informa que o aluno mora com os pais ou parentes e que convivem com ele até três pessoas (26,5%) e em segundo lugar a opção de duas pessoas (18,5%). A renda dessa família é, na maioria apontada pela pesquisa, de um salário mínimo (42,2%) e de um e meio até três salários (34,5%).

Os alunos responderam que seus gastos são pagos pelos próprios pais (66,4%) e mesmo aqueles que têm algum ganho, ainda assim, recebem apoio dos pais (12,3%).

Acesso à internet

Por esses dados, os alunos possuem acesso regular a internet e que 46,6% é por meio de fibra óptica. No questionário, foi disponibilizado um link com as explicações de cada tipo de internet para auxiliar o aluno na resposta. Quanto a estabilidade, 63,3% disse que era boa, 17,3% era ruim e 11,7% muito boa. Mas também, 3,3% disseram não ter acesso a internet.

O questionário também perguntou se, de acordo com sua realidade atual, o discente teria condições de acompanhar aulas remotas de forma satisfatória e 66,9% disseram que sim.

Uso da internet

Os alunos responderam sobre o que ele poderia fazer dentro das suas condições da internet quanto a atividades que podem ser usadas para ensino remoto, como: videoconferência, chats, baixar documentos e vídeos. Em todas as opções, os alunos responderam, em sua maioria, que têm condições de participar de videoconferência (59, 8%), de videoaulas (71%), de chats (74,2%), baixar documentos (83,9%) e assistir a vídeo (82,8%).

Diante das informações, os alunos que participaram (5.003) disseram que podem participar de atividades remotas na Uespi.

Equipamentos de acesso

As últimas perguntas aos discentes foram direcionadas para os equipamentos de acesso virtual. Com 94,7%, os alunos responderam que o celular é o seu principal meio de acesso ao mundo virtual. As outras opções foram computador, notebook e tablet. Porém, 0,5% responderam que não possuem meios de acesso.

Mesmo sendo a maioria por celular, os alunos responderam que podem acessar e baixar documentos, como artigos, imagens e vídeos (89,7%). A última pergunta foi para saber se o equipamento usado pelo aluno é compartilhado com outras pessoas. A resposta foi 57,6% é de uso próprio e a segunda opção mais votada foi que ele compartilha com outros membros da família (40,4%).

O questionário foi lançado no dia 01 de julho e ficou mais de 15 dias no site da instituição. Os dados foram apresentados ao Comitê Gestor de Crise e agora estão sendo disponibilizados no site da instituição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Uespi vai retomar atividades administrativas no dia 10 de agosto

Uespi aprova auxílio emergencial para alunos em vulnerabilidade social

Nouga Cardoso suspende prazo de validade de concurso da Uespi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.