Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Strans pede ilegalidade da greve de motoristas e cobradores de ônibus

Por meio de nota, a Strans informou que o Sintetro descumprirá o acordo feito com o Ministério Público do Trabalho caso não retorne com o funcionamento dos ônibus.

Com a nova assembleia da categoria de motoristas e cobradores de ônibus em Teresina, que resultou na continuidade da greve no transporte público, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) decidiu ajuizar nesta segunda-feira (06), uma ação solicitando a ilegalidade da paralisação que dura mais de 50 dias na Capital.

Por meio de nota, a Strans informou que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro) descumprirá o acordo feito com o Ministério Público do Trabalho caso não retorne com o funcionamento dos ônibus. A proposta inicialmente aceita pela categoria era o retorno da frota de ônibus em 70% nos horários de pico e 30% nos demais horários, com menor fluxo de pessoas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Strans Strans

Sintetro

Em entrevista ao GP1, o secretário de Previdência Social do Sintetro, Francisco das Chagas afirmou que os trabalhadores estão inseguros quanto à possibilidade de perderem os benefícios do ticket alimentação e plano de saúde, que não estão sendo pagos desde o mês de maio.

“Ficou deliberado que os trabalhadores querem retornar, mas precisamos ter uma garantia do Ministério Público do Trabalho em relação aos benefícios que foram suspensos – o não pagamento do ticket alimentação, o não pagamento do plano de saúde e os 30% do salário - conforme Medida Provisória 936. Então, os trabalhadores decidiram que se o Ministério Público garantir o retorno desses benefícios, com certeza, eles voltam, pois a gente tem certeza que se não houver nada escrito os empresários não vão cumprir”, pontuou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Francisco das Chagas, SintetroFrancisco das Chagas, Sintetro

Por conta disso, a categoria decidiu que, havendo a formulação de um acordo, garantindo o retorno dos benefícios no mês de setembro, os motoristas e cobradores de ônibus retomam as atividades em Teresina. Caso contrário, está descartado o retorno do ônibus nesta terça-feira (07).

“Amanhã não tem ônibus. A gente pede que o Ministério Público faça essa mediação, no sentido de assinarem a convenção coletiva, conforme a do ano passado. Assim, a gente volta sem problema, mas eu acho inviável se resolver isso hoje”, concluiu.

Confira a nota da Strans na íntegra

A Strans informa que a retomada do transporte público de Teresina foi suspensa após decisão do Sintetro, que descumpre o acordo feito com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Os ônibus voltariam a operar a partir desta terça-feira (07), com 70% da frota de ônibus circulando nos horários de pico, de 6h às 9h e de 16h às 19h.

A Strans informa que irá ajuizar ação solicitando a decretação da ilegalidade da greve que já dura mais de 50 dias, através da intermediação do MPT.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MPT solicita o fim da greve do transporte público em Teresina

Motoristas e cobradores de ônibus não vão retornar amanhã, diz Sintetro

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.