Fechar
GP1

Piauí

Semar emite alerta de umidade relativa do ar abaixo de 15% no Piauí

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), por meio da Gerência de Hidrometeorologia, emitiu nesta quarta-feira (9)) um alerta de baixa umidade relativa do ar em todas as regiões do Piauí. Conforme o boletim divulgado, a umidade pode ficar abaixo de 15% nos próximos três dias.

Conforme o boletim, na quarta-feira (8), Teresina registrou umidade relativa do ar de 24% e Bom Jesus, no sul do estado, registrou 15%. Além da baixa umidade, a previsão é de altas temperaturas, principalmente na parte da tarde.

  • Foto: Semar-PIAlerta de baixa umidade do ar no PiauíAlerta de baixa umidade do ar no Piauí

Nesta quarta-feira a região Norte do estado permanece claro, com ventos fracos e temperatura máxima de 39°C. A umidade relativa do ar gira em torno de 20%. No Centro-norte e no Sudeste do Piauí, a temperatura máxima prevista também é de 39°C, com umidade abaixo de 20%.

A situação mais crítica, conforme o boletim, acontece na região Sudoeste do estado, onde a umidade fica abaixo de 15% e a temperatura máxima prevista é de 38°C. Em Teresina o tempo permanece claro e seco, com ventos moderados e a umidade em torno de 20%.

Umidade relativa do ar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%. O baixo nível de umidade pode causar ressecamento das mucosas das vias aéreas, ficando assim mais suscetível a infecções virais, bacterianas, crise de asma, sinusite e rinite, além de problemas dermatológicos e olhos ressecados.

Para amenizar desconfortos causados pela baixa umidade, a OMS, é necessário ter cuidados com a alimentação e hidratação. O recomendado é que as pessoas bebam 200 ml de água a cada duas horas, lavar o nariz com soro fisiológico três vezes ao dia, evitar exercícios físicos no fim da manhã e início da tarde e hidratar a pele.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.