Fechar
GP1

União - Piauí

Equatorial diz que regularizou energia no povoado David Caldas

Na manhã de hoje, moradores da localidade bloquearam a PI 112, em protesto contra a falta de energia.

A Equatorial Piauí emitiu nota de esclarecimento na tarde desta sexta-feira (29), informando que concluiu os serviços no povoado David Caldas, zona rural de União, e regularizou o fornecimento de energia elétrica na região. Na manhã de hoje, moradores da localidade bloquearam a PI 112, em protesto contra a falta de energia.

A empresa explicou que o fornecimento de energia no povoado estava comprometido devido às fortes chuvas desta semana. “A Distribuidora reconhece o direito à livre manifestação e tem mantido diálogo aberto com a comunidade, em contato com os principais líderes da região, para melhor entender as reinvindicações. Importante ressaltar que manifestação, como divulgado, visou, de forma geral, solicitar das autoridades melhorias na segurança pública, estradas, além de iluminação pública – responsabilidade da prefeitura de cada município, além das reclamações sobre oscilação e falta de energia”, consta na nota.

Foto: Lucas Dias/GP1Manifestação no povoado David Caldas
Manifestação no povoado David Caldas

Ainda segundo a Equatorial, logo na manhã desta sexta foram enviadas equipes para solucionar o problema da falta de energia. “Para atendimento às ocorrências identificadas, foram enviadas equipes na manhã desta sexta (29). Contudo, a obstrução da via realizada na manifestação impediu o acesso dos técnicos e a realização do serviço de forma ágil. A ocorrência registrada às 7h23 desta sexta-feira somente teve atendimento concluído às 14h50, após liberação do acesso por parte dos manifestantes”, diz outro trecho.

Por fim, a concessionária informou que para este ano estão previstas ações de melhoria para a rede elétrica do povoado David Caldas. “Os investimentos contemplam a construção de 2,5 km de rede de 13,8 kV, com instalação de novas chaves de proteção na rede e melhorias de chaves religadoras. Além disso, a energização de uma nova rede com 9 km de extensão, irá permitir alimentar os clientes por mais de um circuito, garantindo maior flexibilidade operacional”, finaliza o texto.

Confira a nota da Equatorial na íntegra:

A Equatorial Piauí esclarece que, nos últimos dias, após o registro das ocorrências de oscilações de energia na região do Povoado Davi Caldas, na PI 112, zona rural de Teresina, implementou uma série de medidas para garantir a melhoria do fornecimento de energia na região, marcada pela existência de vegetação densa, o que traz impactos para a rede em períodos de fortes ventos e chuvas, como ocorrido nesta semana.

A Distribuidora reconhece o direito à livre manifestação e tem mantido diálogo aberto com a comunidade, em contato com os principais líderes da região, para melhor entender as reinvindicações. Importante ressaltar que manifestação, como divulgado, visou, de forma geral, solicitar das autoridades melhorias na segurança pública, estradas, além de iluminação pública – responsabilidade da prefeitura de cada município, além das reclamações sobre oscilação e falta de energia.

Para atendimento às ocorrências identificadas, foram enviadas equipes na manhã desta sexta (29). Contudo, a obstrução da via realizada na manifestação impediu o acesso dos técnicos e a realização do serviço de forma ágil. A ocorrência registrada às 7h23 desta sexta-feira somente teve atendimento concluído às 14h50, após liberação do acesso por parte dos manifestantes.

Melhorias previstas para a região

Para garantir o fornecimento de energia com qualidade e segurança, para 2021 estão previstas várias ações de melhoria para a rede que atende o povoado David Caldas.

Os investimentos contemplam a construção de 2,5 km de rede de 13,8 kV, com instalação de novas chaves de proteção na rede e melhorias de chaves religadoras. Além disso, a energização de uma nova rede com 9 km de extensão, irá permitir alimentar os clientes por mais de um circuito, garantindo maior flexibilidade operacional.

Entenda o caso

Moradores do povoado David Caldas, que fica na zona rural de União, realizam uma manifestação, nesta sexta-feira (29), contra a falta de energia elétrica que já durava cinco dias. Eles colocaram fogo em pneus, galhos e troncos de madeira bloqueando a PI 112.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.