Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Floriano registra caso importado de malária em venezuelano

Segundo a secretaria, o caso foi o primeiro registrado nas últimas décadas no município.

A Secretaria de Saúde de Floriano, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, notificou nesta semana um caso de malária no município. A doença foi identificada em um venezuelano de 27 anos que está em Floriano há duas semanas. O caso é o primeiro registrado nas últimas décadas no município

Segundo a secretaria, o paciente teve sintomas da doença e foi atendido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que confirmou o caso após teste sorológico. O indivíduo esteve em outros países da região amazônica como Suriname e Guiana, onde deve ter sido infectado.

A Diretora Municipal de Epidemiologia, Milessia Mousinho, explicou que o paciente está estável. "O paciente e família estão sendo monitorados pela UBS da região. Ele já iniciou o tratamento, através de medicamentos específicos e, com isso, não há mais risco de contágio", disse.

Sintomas

Os sintomas da malária são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Transmissão

A malária é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas pelo protozoário Plasmodium. O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. A malária não pode ser transmitida pela água.

Prevenção

Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão: o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.

Por outro lado, as medidas de prevenção coletiva contra a malária são borrifação intradomiciliar, uso de mosquiteiros, drenagem, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho e uso racional da terra.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.